Hoje: 21/04/2021
    Horas: 00:00:00
×
Inep afirma que não há irregularidades nas notas da redação do Enem 2020

Inep afirma que não há irregularidades nas notas da redação do Enem 2020

  • 02/04/2021
  • G1

O Inep, organizador do Enem, divulgou nesta sexta (2) um comunicado em que nega a existência de possíveis erros nas notas da redação da edição 2020 da prova, realizada em janeiro e fevereiro passados.

O instituto "esclarece que não há problemas técnicos identificados entre a disponibilidade das referidas notas pelo consórcio Cesgranrio-FGV, contratado para operacionalização do Enem".

Segundo a autarquia, "na conferência das notas brutas extraídas do sistema de correção das provas e as notas apresentadas a todos os inscritos [...] as análises, já concluídas, garantem que todas as notas apresentadas aos participantes estão de acordo com as notas finais calculadas após a atribuição de pontos de todos os corretores de redação".

Candidatos enfrentaram problemas para acessar suas notas após a divulgação dos resultados. O Inep chegou a dizer que a falha havia sido resolvida, mas, 18 horas depois, havia ainda registros de pessoas que não encontravam disponível a página do participante.

O comunicado desta sexta declara que a "instabilidade apresentada no acesso aos resultados quando da abertura do sistema na Página do Participante, no dia 29 de março, não impacta no banco de notas" - ou seja, a autarquia sustenta que não haveria como ter relação a falha da última segunda com a reclamação específica sobre pontuação na redação.

Nas redes sociais, após a divulgação dos resultados, candidatos disseram estranhar a nota recebida:

Colega vc não tá entendendo, eu tirei 900 ano passado, e esse ano 340 na redação, eu tenho certeza absoluta que minha redação tá com a nota errada, eu faço Enem a 6 anos e nunca tirei menos do q 500

— April 1, 2021

Em 2019, tirei 700 pontos na redação do Enem. Agora em 2020, minha nota caiu para 400 pontos. Alguma coisa está errada, @inep_oficial revisa a minha nota. Fora, que a minha nota de humanas e linguagens não correspondem ao número de acertos. #RevisaInep #REVISAODAREDACAO

— April 2, 2021

Alguém sabe como entra em recursos para eles corrigirem a nota do enem novamente? Minha nota da redação está SUPER errada

— March 30, 2021

"Amostras das reclamações em redes sociais e veículos de imprensa foram averiguadas e nenhum caso apresentou divergência", afirma a nota.

 

Segundo o Inep, cada uma das páginas da prova possui um código de barras único, que contém a inscrição do participante. "Tanto o número de inscrição quanto o código de barras final possuem dígitos verificadores, o que reforça a segurança de atribuição da nota correta ao participante correspondente".

 

O processo de digitalização explica a autarquia, ocorre da seguinte forma:

 

-são obtidas as imagens do cartão-resposta e da folha de redação, de onde os códigos de barras são extraídos

-são validadas, em ambas as imagens, as inscrições e os seus códigos de barras;

-é feita validação por scanner para verificar se duas folhas passaram juntas;

-é validado o dígito verificador do código de barras como um todo.

 

Posteriormente, diz o Inep, há:

 

-leitura automática e identificação do código de barras da imagem e sua comparação com a base de participantes que estavam na mesma sala e inscritos;

-registro da identificação da imagem original do participante;

-cópia da imagem original e tratamento de supressão das informações existentes na imagem, evitando, assim, que o participante seja identificado;

-melhoria na qualidade da imagem do texto, para facilitar a leitura pelo time de corretores;

-validação do conteúdo da área de texto da redação, para separar as imagens brancas com texto insuficiente das imagens válidas a serem corrigidas.

 

O Inep diz que os resultados divulgados "refletem a realidade da nota final atribuída após a análise dos corretores das redações".

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho