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Ministério da Educação adota ações para melhorar a leitura e compreensão de textos entre jovens no Brasil

Ministério da Educação adota ações para melhorar a leitura e compreensão de textos entre jovens no Brasil

  • 06/04/2021
  • Ministério da Educação

Um estudo divulgado recentemente Programme for International Student Assessment (Pisa) mostra que metade dos jovens brasileiros, entre 15 e 16 anos, não possuem nível de leitura mínimo para o exercício pleno da cidadania. Preocupado com essa realidade, o Ministério da Educação (MEC) está investindo em várias frentes para reverter esse quadro. Uma delas é o aprimoramento do livro didático, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

O documento elaborado pelo Pisa, que em livre tradução significa Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes, mostra que em 2018, o Brasil caiu no ranking mundial em matemática e ciências: 65º em matemática, em um ranking de 70 países. Em leitura, ficou estagnado, na posição 59.

De posse dessas informações, o MEC em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou o Edital nº 01/2021 – Coordenação Geral do Livro (CGPLI), do Ciclo 2023 – Anos Iniciais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O objetivo é incentivar a leitura por meio dos livros didáticos, que são voltados para os anos iniciais do ensino fundamental, considerando evidências científicas e experiências exitosas nacionais e estrangeiras, com ênfase no ensino de Matemática e de Língua Portuguesa, visando reconhecer a importância da leitura com fluência e compreensão.

O edital é um dos resultados do compromisso do Ministério da Educação com a promoção da qualidade da educação pública e da superação dos desafios educacionais do país, uma vez que é dever da pasta promover os esclarecimentos pertinentes à sociedade civil. Assim, as deficiências identificadas nos últimos anos da educação básica não surgem espontaneamente, como que por uma problemática restrita ao ensino médio ou aos anos finais do ensino fundamental, mas tem origem na educação infantil e no ciclo formal de alfabetização.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf

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Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho