Hoje: 21/04/2021
    Horas: 00:00:00
×
Fazendeiro destroi horta orgânica em MT

Fazendeiro destroi horta orgânica em MT

  • 08/04/2021
  • TV Centro América

Agricultores familiares da comunidade Coopervila, região de Alta Floresta/MT acusam o proprietário de uma fazenda de ter enviado um avião com defensivo agrícola nos últimos dias para sobrevoar as lavouras. Nessa terça-feira (6), as plantações começaram a murchar. No local há plantações de mamão, pimentão, alface, tomate, banana, margaridão.

Nesta quarta-feira (7), as famílias se mobilizaram e buscaram apoio do Indea, ICV e Ministério Público. O líder da comunidade, Sulivan da Silva, reuniu todos os representantes para definir o que será feito. Ficou combinado que o boletim de ocorrência vai ser registrado na manhã desta quinta-feira (8).

Segundo o ICV, as 20 famílias cooperadas da entidade (que existe desde 2011) contabilizam uma média mensal de nove toneladas de hortifrutigranjeiros, em maioria produzidos de forma agroecológica. Além de não usarem agrotóxicos, as famílias da Coopervila implementaram 10 hectares de sistemas agroflorestais sob manejo orgânico em 10 propriedades de sócios da organização.

A produção é escoada com suporte da Rota Local, projeto do Instituto Centro de Vida (ICV) que apoia a negociação de preços, a coordenação entre demanda e oferta e a logística entre a comunidade e o principal centro urbano da região, o município de Alta Floresta. Durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), um protocolo de segurança sanitária possibilitou a continuidade das atividades da iniciativa, assegurando renda aos pequenos agricultores familiares e garantindo a oferta de hortifrutigranjeiros de qualidade produzidos localmente.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho