Hoje: 16/05/2021
    Horas: 00:00:00
×
Mosquitos geneticamente modificado matam transmissor da dengue e zikavírus

Mosquitos geneticamente modificado matam transmissor da dengue e zikavírus

  • 04/05/2021
  • Isto É

O projeto, desenvolvido pela empresa britânica Oxitec com apoio do governo local, visa controlar a reprodução do mosquito que espalha dengue, zika, febre amarela e outras infecções potencialmente fatais. Para isso, eles usarão machos com um gene modificado, denominado OX5034, que restringiria a sobrevivência das fêmeas, que se alimentam de sangue.

Diante de indícios de que o experimento poderia levar ao surgimento de uma espécie híbrida, com consequências imprevisíveis, o porta-voz da Agência de Proteção Ambiental, Kenneth Labbe, garantiu que os trabalhos seriam imediatamente suspensos caso fosse encontrada uma fêmea adulta com o gene modificado. .

Entre 2013 e 2015, a Oxitec realizou teste semelhante no Brasil; após 18 meses o experimento foi totalmente contraproducente e o número de mosquitos na área voltou aos níveis pré-teste, além de levar à disseminação de um híbrido biologicamente vantajoso. A firma nega tudo e o caso ainda não foi esclarecido legalmente.

Em nota, a Oxitec garantiu que a solução “recebeu a aprovação unânime de sete departamentos e agências do Estado da Flórida (EUA) para que o projeto-piloto fosse realizado no arquipélago de Florida Keys”. Foi ainda aprovada pela “Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e o Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida (FDACS), após avaliação de risco completa”.

“Esta solução já é aprovada no Brasil pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, desde 25 de maio de 2020, e projetos-piloto semelhantes a este estão em curso no Brasil há 11 anos. Atualmente, a tecnologia do Aedes do BemTM, já em sua segunda geração, está em funcionamento na cidade de Indaiatuba (SP), onde apresenta eficácia de 95% no controle de mosquitos (diminuição da população do Aedes Aegypti) e plena segurança ao meio ambiente, às pessoas e aos animais, associado a outros programas integrados de manejo de pragas”, destaca a companhia.

“Entre 2013 e 2015, a primeira geração da tecnologia também foi utilizada no combate ao mosquito no município de Piracicaba (SP), atingindo o mesmo patamar de eficácia. Neste momento, a Oxitec e a Prefeitura de Piracicaba conversam para retomar o uso da tecnologia a partir de outubro deste ano. Mais de 100 estudos, revisados por pares, foram publicados sobre a tecnologia da Oxitec, fornecendo uma base científica sólida e que comprova a sua eficácia, sustentabilidade e compromisso à resolução de uma importante questão de saúde pública. A Oxitec afirma que a tecnologia Aedes do Bem pode ser usada como parte de programas integrados de manejo de pragas, podendo coexistir com outras soluções”, concluiu a empresa.

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho