Hoje: 17/09/2021
    Horas: 00:00:00
×
Saúde lança programa que prevê bolsas para supervisores de residência médica

Saúde lança programa que prevê bolsas para supervisores de residência médica

  • 16/07/2021
  • CNN Brasil

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (15) o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. A iniciativa aumenta a oferta de vagas de residência para médicos e profissionais da saúde de outras categorias no Sistema Único de Saúde (SUS) e aumenta o valor da bolsa para residentes e preceptores (supervisores das residências de saúde). Segundo a pasta, serão dispendidos R$ 258 milhões para o plano.

O valor da residência deve ter uma reposição de 24% no valor dado por 60 horas semanais, e os preceptores receberão uma bolsa de R$ 1.500 reais de estímulo à pesquisa. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o pagamento a estes profissionais é uma novidade.

“Nós criamos essa forma de incentivo para que esses profissionais que ensinam as futuras gerações sejam reconhecidos. Não só no âmbito dos hospitais públicos, esse edital será colocado em âmbito público ele é transversal para todas as instituições que formam médicos. Em parceria com o Ministério da Educação, temos na Comissão Nacional de residência médica buscando uma atualização das matrizes de competência das residências. A medicina muda, as outras profissões também mudam e a necessidade de qualificação dos profissionais elas também ficam”, disse Queiroga.

O plano foi desenvolvido para ser executado em ciclos trienais, iniciando as atividades em 2021, e estruturado em três eixos norteadores.

O primeiro focado em ações de capacitação e qualificação profissional de residentes, preceptores e gestores de programas de residência em saúde, em forma de cursos, seminários, apoio à produção científica e outros processos formativos.

O segundo composto por ações de fortalecimento da capacidade técnica, da produção científica e da integração entre ensino e serviço para preceptores.

E o terceiro eixo será composto por ações de apoio às instituições na elaboração de projetos de residência em saúde e na condução de processos administrativos para a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência em saúde elegíveis à concessão de financiamento de bolsas de residentes pelo Ministério da Saúde, em conformidade com necessidades e capacidades loco-regionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho