Hoje: 17/09/2021
    Horas: 00:00:00
×
1ª no mundo: Cirurgia para diabetes com uso de robôs é feita no Paraná

1ª no mundo: Cirurgia para diabetes com uso de robôs é feita no Paraná

  • 31/07/2021
  • Exame

primeira cirurgia robótica do mundo para o tratamento de diabetes foi realizada em Curitiba, no Paraná.

O procedimento aconteceu no início de julho e é voltado para o Tipo 2 da doença.

O uso dos robôs dá uma visão mais detalhada (tridimensional e 20 vezes maior do que a humana) e oferece movimentos mais precisos e menos invasivos, o que facilita na recuperação do paciente.

A operação metabólica foi bem-sucedida e o paciente, Edmilson Dalla Vecchia Ribas, 61, deixou o hospital sem precisar de insulina.

Diagnosticado em 2005, ele eventualmente atingiu a dose máxima de insulina diária e mesmo assim não conseguiu controlar a doença.

"Eu estava com os melhores medicamentos e insulinas existentes mas não conseguia abaixar a glicemia glicada", disse o paciente ao site de notícias.

De acordo com o cirurgião responsável pelo procedimento, Dr. Alcides Branco, os exames realizados antes da cirurgia comprovaram que o paciente tinha o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, cansado, mas ainda saudável.

"O objetivo maior da cirurgia do diabetes é estimular o pâncreas a produzir insulina. Ele também tinha uma obesidade característica da Síndrome Metabólica, com acúmulo de gordura visceral. A luta contra o diabetes é desigual. Ele estava se cuidando com dieta, comprimidos e insulina sem resultado. A cirurgia metabólica é uma excelente ferramenta para ajudar a salvar essas pessoas", disse Branco.

A operação metabólica foi aprovada pelo CFM em 2017 e é semelhante a bariátrica, mas sem o foco na perda de peso. O objetivo é permitir que o paciente tenha maior controle da doençae não precise mais de tratamento.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 17 milhões de adultos vivendo com diabetes e 9 em cada 10 têm o Tipo 2 da doença.

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho