Hoje: 17/09/2021
    Horas: 00:00:00
×
Cientistas estudam solução salina para tentar conter replicação do coronavírus

Cientistas estudam solução salina para tentar conter replicação do coronavírus

  • 14/09/2021
  • CNN Brasil*

Um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que uma solução salina hipertônica – algo como um “soro caseiro”, composto de água com uma determinada quantidade de sal – seria capaz de inibir a replicação do novo coronavírus nas células infectadas.

Em entrevista à CNN Rádio, uma das autoras do estudo, Talita Geaser, explicou que a pesquisa foi realizada em células epiteliais de pulmão e de rim e diversas concentrações de sal foram testadas.

Segundo Talita, a ideia dos cientistas foi similar a dos sprays nasais contra gripe. Quando a célula infectada entra em contato com a solução salina, há “um stress” nela para manter o equilíbrio.

“Quando a gente aumenta a concentração de sal, as células tendem a perder água, a célula tem que fazer um controle de carga, de íons”, disse Geaser.

Dessa forma, a célula teria que “gastar” mais energia e, com isso, o vírus não teria como se replicar, justamente pela falta de energia.

“Nosso corpo está acostumado com esse stress, controla a fluidez do muco, por exemplo, depende da concentração de sal, ela não danifica a célula, a única coisa é que, como tudo na natureza é econômico, a falta de energia ajuda no retardamento e diminui a infecção viral”, contou.

Agora a solução deve passar por testes clínicos em humanos – com uso de spray nasal e nebulização com solução salina. “É esperado que haja diminuição na infecção e na transmissão do coronavírus, mas a certeza só virá com testes clínicos.”

De acordo com Talita, os testes podem durar de 6 meses a 2 anos, a depender dos resultados.

*Com produção de Bel Campos

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho