Hoje: 17/10/2021
    Horas: 00:00:00
×
MEC avalia criação da primeira universidade federal digital do Brasil

MEC avalia criação da primeira universidade federal digital do Brasil

  • 17/09/2021
  • Olhar Digital

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na quinta-feira (16) que estuda a criação da primeira universidade federal digital do Brasil.

Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a ideia é que o projeto amplie o acesso de estudantes de todo o país à rede pública federal de ensino. “Queremos criar a primeira universidade federal digital no país e ampliar o acesso a todos”, afirmou durante uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado.

O chefe da pasta ainda acrescentou que o uso da tecnologia pode baratear custos do ensino de qualidade. Ele também ressaltou que a iniciativa segue o modelo de outros países e irá respeitar as diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE). 

“É isso que temos visto em grandes países que estão desenvolvendo essa ferramenta. Vamos começar com alguns cursos e todos vão poder ter acesso, pois com 400, 500 professores eu posso atingir a milhões de alunos no país todo, obedecendo às premissas do PNE”, disse o ministro.

Ribeiro ainda lembrou que, nos últimos anos, o orçamento das universidades federais foi impactado pela crise econômica e a chegada da pandemia da Covid-19 piorou ainda mais um cenário já ruim.

“Vale dizer que vivemos tempo de guerra, de pandemia”, disse ele, acrescentando que, na proposta orçamentária para 2022, o ministério pede ao Congresso Nacional que autorize um aumento de recursos para a pasta.

“A proposta que o Parlamento vai apreciar fala em um aumento mínimo de cerca de 17% para as universidades federais, e de 28% para os institutos federais. Por que isso? Porque temos 69 universidades federais com 281 campi. E 38 institutos, Cetecs [Centros Educacionais Técnicos], além do Dom Pedro II. E esses, juntos, somam 670 campi. Então, além da visão política de dar mais oportunidade à [formação] de mão de obra técnica, o número de campi [do segundo grupo] é muito maior”, finalizou.

Em maio desde ano, um documento preliminar do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), citou a viabilidade da iniciativa, que já está entre as metas da Secretaria de Educação Superior (Sesu-MEC).

De acordo com o documento, o projeto irá promover a educação a distância nas instituições federais de ensino superior por meio do programa Reuni Digital.

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho