Hoje: 17/10/2021
    Horas: 00:00:00
×
MEC lança Painel de Investimentos em Educação Básica

MEC lança Painel de Investimentos em Educação Básica

  • 17/09/2021
  • R7

O MEC (Ministério da Educação) realizou na manhã desta sexta-feira (17) no auditório da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o lançamento do Painel de Investimentos em Educação Básica. A cerimonia contou com a participação do Ministro da Educação Milton Ribeiro e foi transmitida pelo canal do MEC no Youtube.

O objetivo é auxiliar os gestores educacionais na gestão dos recursos públicos destinados à educação e tornar mais transparente as informações referentes aos montantes repassados aos entes subnacionais e aos recursos disponíveis para investimento em Educação Básica.

Segundo o Ministro da Educação, "quando falamos em transparência, corruptos e desviadores de dinheiros ficam adoentados, porque dificilmente alguém ou algum ministro que sente nesta cadeira no futuro, poderá reverter as ações cometidas". Ainda de acordo com Milton Ribeiro, a ferramenta fica disponível para qualquer cidadão.

A ferramenta tem como base de dados informações registradas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), disponibiliza valores repassados em 2021 aos estados, municípios e o Distrito Federal, relativos aos programas discricionários do MEC, ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e ao Salário-Educação.

O Painel também mostra saldos disponíveis em conta verificados ao fim de cada mês, dos programas ativos e inativos. As informações serão veiculadas ao portal de transparência da Controladoria Geral da União, na página principal para ampliação da transparência e controle social.

 

A plataforma única consolida todos os painéis já existentes que tratam de dados e informações públicas de educação básica. A iniciativa facilita o controle social e o acesso às informações, fortalecendo a transparência dos gastos públicos e tornando mais fácil e simples o acompanhamento das soluções e produtos do Ministério da Educação.

Durante a cerimônia, também foram apresentadas a resolução que dispõe sobre a repactuação dos saldos disponíveis nas contas bancárias vinculadas ao PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) para o apoio ao retorno presencial das atividades de ensino e aprendizagem na educação básica. Por conta da pandemia, os recursos podem ser utilizados em diversas ações como em avaliações diagnósticas, formativas e adaptativas, apoio à implementação e ao monitoramento de medidas sanitárias que viabilizem a abertura segura das escolas, entre outros.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho