Hoje: 17/10/2021
    Horas: 00:00:00
×
Aluno cria estetoscópio com fone de ouvido externo para o irmão

Aluno cria estetoscópio com fone de ouvido externo para o irmão

  • 01/10/2021
  • Só Notícia Boa

Um aluno brasileiro de 14 anos criou um estetoscópio com fone de ouvido externo, que deixa o trabalho de profissionais de saúde um pouco mais confortável e o projeto dele agora vai para Porto Rico, participar de uma feira internacional.

Vitor Teles Costa se inspirou na necessidade do irmão dele, que reclamava de dores no ouvido após longo período de uso do estetoscópio – equipamento usado para escutar sons respiratórios, cardíacos, vasculares e do trato digestório de pacientes.

“Meu irmão cursa medicina e psicologia. Quando ele usa estetoscópio normal, ele sente muito desconforto nos ouvidos. Foi vendo ele passar por isso que eu pensei em fazer o equipamento”, disse Vitor.

O projeto do Vitor conquistou o 1º lugar da Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap), passaporte para a feira internacional.

 

A engenhoca

 

O estudante utilizou uma bexiga com luva, tampa de garrafa, uma mangueira pequena, carcaça de HD externo, peças de eletrônica retiradas de um rádio de pilha, além de aparelhos quebrados e uma bateria.

O aparelho é ligado em uma bateria e, para ouvir os batimentos cardíacos, basta conectar o fone. A partir daí, a invenção capta e reproduz o som do que é produzido pelo corpo humano.

Já pensando em um aprimoramento do estetoscópio, Vitor agora quer colocar um botão para ligar e desligar.

 

Prêmio

 

Estudante do 8º ano do ensino fundamental em Macapá, no Amapá, Vitor conta que sempre gostou de engenharia e mecânica.

Em julho, ele teve a chance de participar do curso de férias Teen Robótica, ofertado pelo governo, no qual colocou várias ideias em prática.

Com a invenção do estetoscópio, Vitor conseguiu participar da 9ª edição da Feceap, que ocorreu agora em setembro.

Ele apresentou a ideia em vídeo [veja abaixo] e competiu com 8 candidatos, conquistando o primeiro lugar da categoria “engenharias para o fundamental 2”.

Com a vitória veio também a credencial para a Associação Mundial de Feira Internacional (Wifa), que acontecerá em Porto Rico, prevista para o ano que vem.

Confiante e com o auxílio dos pais, agora Vitor vai realizar o sonho de voar mais longe.

Mas enquanto a data da viagem não é agendada, o estudante garante que seguirá se dedicando ao aprimoramento do aparelho para que seja patenteado.

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho