Hoje: 17/10/2021
    Horas: 00:00:00
×
Pesquisadores encontram relação entre gases, arrotos e saúde mental

Pesquisadores encontram relação entre gases, arrotos e saúde mental

  • 07/10/2021
  • Metrópoles

De acordo com uma pesquisa apresentada na semana de Gastroenterologia da União Europeia, que está em andamento, gases e arrotos podem estar relacionados à saúde mental.

Para o trabalho, cientistas da Universidade da Carolina do Norte, Rome Foundation Research Institute e Danone Nutricia Research avaliaram respostas de quase 6 mil pessoas no Reino Unido, Estados Unidos e México.

Questionados sobre sintomas relacionados a gases nas últimas 24h, 81% dos voluntários disseram ter apresentado flatulência pelo menos uma vez;cerca de 60% sentiram o estômago roncando; 58% arrotaram e 48% disseram ter mau hálito.

Outros sintomas também foram catalogados: 47% tiveram gases, 40% apresentara inchaço na barriga e 38% tiveram distensão abdominal. Apenas 11% dos participantes disseram não ter qualquer problema relacionado no período.

 

Estresse, ansiedade e depressão

 

Os voluntários também responderam perguntas sobre saúde mental e bem-estar emocional dos últimos sete dias. A partir do cruzamento das informações, os pesquisadores perceberam que as pessoas que tiveram mais problemas com gases também apresentavam maiores níveis de estresse, ansiedade e depressão.

Ainda não está claro para os cientistas se a situação mental causa aumento dos gases, ou se os problemas com flatulências e arrotos deixam as pessoas constrangidas e impactam na saúde mental.

As duas coisas também podem estar correlacionadas, já que pacientes ansiosos e nervosos costumam apresentar sintomas gastrointestinais, como diarreia, dor de estômago e perda de apetite.

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho