Hoje: 17/10/2021
    Horas: 00:00:00
×
Nova droga feita com catalisadores de carros preocupa autoridades do Congo

Nova droga feita com catalisadores de carros preocupa autoridades do Congo

  • 08/10/2021
  • MSN

A capital da República Democrática do Congo lida com uma situação incomum envolvendo carros e drogas. Uma nova mania tomou conta de uma das principais cidades do país, Kinshasa, e preocupa as autoridades locais. A novidade entre a população é uma droga derivada de catalisadores automotivos.

Apenas no mês de agosto, a polícia prendeu 100 supostos traficantes que estavam em posse de “bombe”, o nome dado a droga, que significa "poderosa" em lingala, um dialeto local. 

O fenômeno atraiu atenção até do presidente do país, Felix Tshisekedi, que afirmou que a situação “exige responsabilidade coletiva de toda a nação”. Cedrick, um jovem de 26, conta mais detalhes sobre a droga que preocupa as autoridades congolesas. 

“Nós costumávamos beber uísques muito fortes, éramos inquietos e machucávamos as pessoas. Mas o bombe te acalma, te cansa, você fica em algum lugar, seja de pé ou sentado, por muito tempo. Quando você termina, você vai para a casa sem incomodar ninguém”, explica o jovem de 26 anos à Reuters

Especialistas em entorpecentes apresentam um outro lado. A droga, composta por um pó marrom e alguns comprimidos amassados, é perigosa. Esse pó marrom é obtido pela trituração do núcleo cerâmico em formato de colmeia dos catalisadores dos carros. 

Os mecânicos da cidade afirmam que a busca maior pelo entorpecente está relacionada ao aumento de roubos de catalisadores, em busca de revender elementos valiosos usados nas peças, tais como platina, ródio e paládio. Um mecânico afirmou que entre 5 e 10 clientes o procuram todos os dias porque o catalisador de seus respectivos veículos sumiu, provavelmente roubado pelos traficantes. 

O diretor nacional da Federação Mundial contra as Drogas, Dandy Yela Y'Olemba, demonstrou estar preocupado com a situação. “Não é uma substância feita para consumirmos”, advertiu. Ele explica que os metais podem causar câncer e questionou: “somos motores ou humanos?”.

Os usuários trituram o objeto em formato de colmeia e misturam com comprimidos de vitaminas ou até sedativos. Em alguns casos, eles misturam o pó marrom com tabaco para fumar. Ainda não há qualquer informação dos efeitos a longo prazo do uso da droga. 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho