Hoje: 17/10/2021
    Horas: 00:00:00
×
Robô do Facebook vai ajudar a constituir redes de fibra óptica

Robô do Facebook vai ajudar a constituir redes de fibra óptica

  • 09/10/2021
  • Olhar Digital

O Facebook pretende levar fibra óptica para lugares que não estão conectados. Além dos cabos submarinos, a empresa possui outros projetos na área, para conseguir colocar a infraestrutura também nos continentes. Para isso, um robô pode ser utilizado. O funcionamento foi detalhado em uma apresentação na última terça-feira (5).

O Bombyx é um robô capaz de ajudar a construir redes de fibra óptica nos postes. Com essa tecnologia, pode ser possível instalar as fibras em locais de acesso mais difícil e em um tempo mais rápido, além de economizar mão de obra.

“Primeiro pensamos nas linhas elétricas de média tensão, as conhecidas três linhas que vemos no topo de um poste de luz”, diz Karthik Yogeeswaran, engenheiro de sistemas sem fio do Facebook. “Na maior parte do mundo, as linhas de média tensão passam por quase todas as ruas. Se pudéssemos achar uma forma de acrescentar a fibra óptica a essas linhas elétricas, teríamos uma solução que poderia ser aplicada no mundo todo”, diz.

Atualmente o Bombyx é capaz de trançar os cabos de fibra óptica nos postes. No entanto, seu funcionamento é semi-autônomo, já que é necessário que alguém manualmente o ajude a passar por obstáculos como sair de um poste e ir para outro. O próximo objetivo é resolver justamente isso e permitir que o robô funcione de forma independente.

 

Robô do Facebook para levar fibra óptica

 

Para conseguir traçar a fibra óptica, o robô se pendura nos fios elétricos. No entanto, isso trouxe um desafio, já que um quilômetro de fibra aérea normal pesa 113 kg e até mesmo cabos especiais aplicados em sistemas mais antigos pesavam 36 Kg. Tudo isso, mais o robô, é muito pesado para os fios aguentarem.

“Para resolver esses desafios de design, empregamos algumas estratégias. Primeiro, usamos a corda trançada Kevlar para tornar o cabo forte, mas permanecendo pequeno e flexível. Em seguida, lidamos com o desafio de tamanho e peso reduzindo o número de fios de 96 para 24. Graças às tecnologias mais recentes, uma única fibra pode atender até mil residências”, explicou a apresentação.

“Então, 24 fibras poderiam atender a todas as casas e empresas pelas quais uma linha elétrica passa. Finalmente, trabalhamos com os melhores fornecedores de materiais para desenvolver um revestimento para a fibra resistir às altas temperaturas encontradas nas linhas elétricas e ao arco elétrico nas linhas de alta tensão”, completou ainda.

“O Bombyx oferece aos serviços públicos uma ferramenta para atender às necessidades de modernização da rede e fornecer suporte para a banda larga nas áreas mais rurais por um custo mais baixo para os consumidores desses serviços”, diz Joshua Broder, CEO da Tilson Tech, uma empresa de serviços profissionais e construção de rede de TI.

 

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho