Hoje: 29/11/2021
    Horas: 00:00:00
×
Anvisa autoriza o uso de melatonina como suplemento alimentar para adultos

Anvisa autoriza o uso de melatonina como suplemento alimentar para adultos

  • 15/10/2021
  • CNN Brasil

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso da substância melatonina para a formulação de suplementos alimentares. Mas a autorização vale exclusivamente para pessoas com 19 anos ou mais e para o consumo máximo de 0,21 mg por dia.

A decisão foi tomada pela diretoria colegiada da Anvisa na quinta-feira (14) e divulgada nesta sexta-feira (15).

Os suplementos de melatonina poderão ser vendidos sem receita, porém será obrigatória a advertência de que o produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante.

Pessoas com enfermidades ou que usem outros medicamentos deverão consultar o médico antes de consumir a substância.

Também foram autorizados outros 40 novos constituintes de suplementos alimentares, como a membrana de casca de ovo como fonte de ácido hialurônico, glicosaminoglicanos e colágeno, extrato de laranja como fonte de antocianinas, um microrganismo isolado que pode auxiliar na resposta imune de idosos à vacina contra influenza e uma enzima protease que pode auxiliar na digestão do glúten.

 

O que são a melatonina e os suplementos alimentares

 

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente no cérebro humano, que auxilia no relógio biológico. A substância pode ser encontrada em pequenas concentrações em alimentos como morango, cereja, uva, banana, abacaxi, laranja, mamão papaia, manga, tomate, azeitona, cereais, vinhos, carne e leite de vaca.

Além disso, a melatonina também pode ser produzida sinteticamente.

A substância é usada em diversos países como suplemento alimentar e como medicamento.

Suplementos alimentares são a categoria de produtos destinada à complementação da dieta de pessoas saudáveis com substâncias presentes nos alimentos, incluindo nutrientes e substâncias bioativas, grupo onde se enquadra a melatonina.

 

(Publicado por Wellington Ramalhoso)

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho