Hoje: 29/11/2021
    Horas: 00:00:00
×
Painel permite comparar dados do Censo Escolar

Painel permite comparar dados do Censo Escolar

  • 03/11/2021
  • Ministério da Educação

O Censo Escolar agora conta com um novo recurso para acompanhar os dados da pesquisa estatística. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, recentemente, o painel Análise Comparativa, por meio do qual é possível fazer comparações entre as informações declaradas nas edições de 2021 e 2020. Com isso, os gestores, assim como a população, podem verificar o andamento da coleta.

O novo painel faz parte do Mapa da Coleta do Censo Escolar e apresenta o percentual de declarações concluídas (referentes a 2021) por estado, município, dependência administrativa e também por escola. Desse modo, é possível verificar, por exemplo, o número de matrículas informadas no Sistema Educacenso (em 2020 e 2021) e, consequentemente, a diferença entre os dois anos, além do percentual de declaração do Censo Escolar 2021, em relação ao ano anterior. Como a plataforma permite aplicar cada um desses filtros, é possível obter as informações de acordo com os contextos de interesse.

 

Monitoramento – O Mapa da Coleta é um painel de acompanhamento da declaração do Censo Escolar que apresenta dados quantitativos de escolas e matrículas por unidade da Federação, município e dependência administrativa (municipal, estadual, federal e privada). A plataforma integra o InepData, um conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) que facilita o acesso às informações produzidas pelo instituto.

Na primeira etapa do Censo Escolar, a chamada Matrícula Inicial (em andamento), o Inep disponibiliza, no Mapa da Coleta, quatro painéis específicos: Mapa das escolas; Matrículas; Escolas; Análise Comparativa. As informações servem como base para gestores educacionais, organizações da sociedade civil, pesquisadores, imprensa e população em geral.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

 

Acesse o painel Análise Comparativa

 

Acesse o Mapa da Coleta

 

Saiba mais sobre o Mapa da Coleta

 

Saiba mais sobre o Censo Escolar

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho