Hoje: 29/11/2021
    Horas: 00:00:00
×
Pesquisa cria molécula contra tumores a partir de veneno de cascavel

Pesquisa cria molécula contra tumores a partir de veneno de cascavel

  • 23/11/2021
  • Isto É

Pesquisa elaborada por especialistas belgas e brasileiros desenvolveu uma molécula, a PEG-collineína-1, a partir do veneno da cascavel. O novo composto pode modular a coagulação sanguínea e até se tornar uma nova opção para a redução de tumores.

Os especialistas desenvolveram a PEG-collineína-1 de uma proteína do veneno da cascavel, cujo processamento tornou a nova molécula mais estável no corpo humano e ao mesmo tempo resistente ao seu sistema imunológico. Com isso, os cientistas constataram a nova utilidade para o fármaco: a capacidade de modular a coagulação sanguínea. A pesquisa foi publicada no International Journal of Biological Macromolecules. 

“A técnica tem como objetivo manter a PEG-collineína-1 circulante no organismo por mais tempo, o que pode reduzir o intervalo entre as administrações caso se torne um medicamento”, afirmou o Farmacêutico-Bioquímico Ernesto Lopes Pinheiro Júnior, que participou do artigo. 

 

Expectativa de redução de tumores 

 

Em outra frente da pesquisa da proteína do veneno da cascavel, a professora Eliane Candiani Arantes, da FCFRP-USP, também coautora do estudo, conseguiu clonar o gene produtor da collineína-1 e, posteriormente, desenvolveu uma versão da levedura Pichia pastoris, uma levedura recombinante. 

Pouco tempos após esses resultados, um experimento na universidade na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, supervisionado pelo cientista Jan Tytgat, testou a levedura recombinante em algumas estruturas biológicas presentes em tumores.

Segundo Eliane: “Era algo improvável de dar certo, uma vez que a collineína-1 é considerada uma proteína grande e costumamos testar moléculas menores nos chamados canais iônicos, que são os alvos de alguns medicamentos contra o câncer”, relatou ao Portal UOL. 

No entanto, a proteína interferiu com a estrutura do canal para o potássio dos tumores, reduzindo significativamente a sua superfície. A descoberta pode ser um novo caminho para o tratamento de determinados tumores.

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho