Hoje: 29/11/2021
    Horas: 00:00:00
×
Médico ensina método simples para voltar a sentir cheiros após Covid

Médico ensina método simples para voltar a sentir cheiros após Covid

  • 24/11/2021
  • Metrópoles

A perda de olfato é um dos sintomas mais comuns após a contaminação pelo novo coronavírus. A condição ocorre de maneira repentina e intensa, mas não é definitiva. Há técnicas simples que ajudam o paciente a recuperar a capacidade de sentir cheiros.

“Cerca de 65% das pessoas infectadas com o coronavírus experimentam alterações no paladar ou no olfato. Isso ocorre mesmo sem a presença de outros sintomas respiratórios como o nariz entupido, por exemplo”, explica o otorrinolaringologista Alexandre Colombini.

Ele afirma que o treinamento olfatório – uma técnica simples que o paciente pode seguir em casa – é eficiente para que a capacidade de identificar odores seja recuperada. O especialista indica que a técnica de reabilitação seja realizada duas vezes ao dia, por pelo menos três meses.

 

Aprenda a fazer o treinamento olfatório

-Separe alguns fracos de vidro para introduzir alimentos que vão despertar o olfato;

-Em cada um dos recipientes, coloque, em separado, pó de café, mel, cravo, vinagre de vinho tinto, essência de baunilha, suco concentrado de tangerina e pasta de dente;

-Se tiver mais de um paciente na família, prepare um kit para cada;

-Duas vezes ao dia, por pelo menos três meses, cheire cada um dos frascos por 10 segundos. Faça intervalos de cerca de 15 segundos entre um frasco e outro.

 

De acordo com o otorrinolaringologista, a ausência de olfato nos pacientes tem durado, em geral, entre quatro a seis semanas. Os estímulos do treinamento olfatório ajudam para que a recuperação seja mais rápida.

“É válido lembrar que este treinamento não substitui a consulta médica, pois apesar de menos comum, gripes, resfriados, doenças como rinites e sinusites crônicas e até neurológicas também podem afetar o nervo olfatório”, enfatiza Alexandre Colombini.

 

 

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho