Hoje: 29/11/2021
    Horas: 00:00:00
×
Fiocruz inaugura novo laboratório que amplia controle de qualidade de vacinas e possibilita produção nacional

Fiocruz inaugura novo laboratório que amplia controle de qualidade de vacinas e possibilita produção nacional

  • 25/11/2021
  • Ministério da Saúde

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou nessa terça-feira (23) um novo Laboratório Físico-químico (Lafiq) para suprir o aumento da demanda por análises de controle de qualidade de vacinas, principalmente de Covid-19. Na estrutura, localizada no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) no Rio de Janeiro, também serão analisados outros produtos fabricados pelo Instituto.

De acordo com a Fundação, o novo laboratório é um avanço importante para a produção integral de vacinas Covid-19 no Brasil, uma vez que elevará a capacidade de controle de qualidade de Bio-Manguinhos em 50%. A melhoria será suficiente para suprir integralmente as necessidades de liberação de vacinas e biofármacos da Fiocruz.

Essas análises dos imunobiológicos são realizadas em diversas etapas e envolvem os insumos utilizados na produção, os produtos em diferentes estágios da cadeia produtiva e os produtos acabados. Só depois de todos esses processos, e que as condições de segurança e eficácia dos lotes estejam garantidas, os produtos produzidos são liberados.

 

Última fase

 

De acordo com o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, com a inauguração do laboratório, a Fiocruz chega à última fase do planejamento de internalização da produção da vacina Covid-19 em parceria com a AstraZeneca/ Oxford. "Foi um trabalho muito árduo, com muitas etapas cumpridas, e agora nós finalizamos aumentando a nossa capacidade de controle de qualidade”, disse em nota divulgada pela instituição.

No documento, a Fiocruz também informou que Bio-Manguinhos teve de incorporar novos procedimentos analíticos. “Somente para a liberação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional, a instituição absorveu mais de 40 novas análises, sendo pelo menos quatro de alta complexidade, com metodologias cromatográficas, espectrometria de massa, PCR em tempo real e análises de proteínas genômicas”, disse a Fiocruz.

De acordo com a Fundação, considerando todas as substâncias envolvidas no processo, para a liberação de um lote de vacina Covid-19 fabricado com IFA importado, são necessárias 151 análises físico-químicas. Já para a produção da vacina com o IFA nacional, o número passa para 233 procedimentos. Somam-se ainda testes de potência e microbiológicos realizados em outro laboratório de controle de qualidade de Bio-Manguinhos.

O IFA nacional começou a ser produzido em 21 de julho deste ano. Desde então, as análises já vêm sendo realizadas por Bio-Manguinhos. O novo laboratório, no entanto, vem dar sustentabilidade à etapa de controle de qualidade, considerando todo o portifólio de vacinas produzidas pelo Instituto.

 

Com informações da Fiocruz
Ministério da Saúde

    Compartilhar:

Patrocínio

Patrocínio:

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho