Hoje: 24/04/2019
    Horas: 00:00:00
Logo
×
Revista da Universidade Federal de Alagoas publica estudo de professor e aluna do IFMT sobre escola de Guarantã do Norte

Revista da Universidade Federal de Alagoas publica estudo de professor e aluna do IFMT sobre escola de Guarantã do Norte

  • 15/04/2019
  • .

Publicado em: Campus Avançado de Guarantã do Norte / 12 de Abril de 2019 às 16:16

A revista “Debates em Educação”, periódico científico da Universidade Federal de Alagoas, publica em seu novo número um artigo sobre o caso de sucesso da Escola Estrelinha do Norte, instituição do município de Guarantã do Norte.

Assinado pelo Professor Guilherme José Santini da Silva, docente do IFMT – Campus Avançado Guarantã do Norte, e por Josiéle Maiara Fuzinato, aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia da mesma instituição e servidora do município de Guarantã do Norte, o estudo teve como finalidade identificar quais teriam sido os fatores que levaram a Escola Estrelinha do Norte a ter um desempenho tão expressivo no IDEB – principal índice que mede a qualidade da Educação Básica no Brasil -, levando em conta que de 2007 a 2017 o desempenho da Escola Estrelinha do Norte superou em muito a média estadual e a média nacional no mesmo índice, podendo ser considerado um case de sucesso em Ensino e Gestão da Educação.

A partir da análise de dados referentes a Finanças e Recursos Humanos da escola, a tese dos autores é que entre as hipóteses elencadas como possíveis causas do ótimo desempenho da escola no IDEB, o fator preponderante, identificado como sua principal causa, foi o aumento percentual do número de docentes efetivos da escola, ou seja, o aumento proporcional do número de professores concursados, fato que está relacionado, consequentemente, ao planejamento da Gestão Pública Municipal ao longo do decênio 2007-2017.

O nome da Escola Estrelinha do Norte foi omitido do artigo por exigência da revista. Por essa razão, o artigo recebeu o título “Análise do aumento no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Escola Pública Municipal de Guarantã do Norte/MT no período 2007-2017”. A revista “Debates em Educação” tem Qualis B1 na área Ensino, e é da responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Link para a publicação: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6518/pdf.

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho