Hoje: 22/08/2019
    Horas: 00:00:00
×
Busca sobre o fim do Bolsa Família ganhou força no Google após fala de Guedes

Busca sobre o fim do Bolsa Família ganhou força no Google após fala de Guedes

  • 17/05/2019
  • Poder 360

Ministro falou sobre dificuldade no orçamento

Análise das buscas foi feita pela Bites

Levantamento feio pelo Sistema Analítico Bites nesta 4ª feira (15.mai.2019) mostrou que, enquanto os protestos contra o contingenciamento na educação ganhava força nas ruas, outra pauta governamental crescia na internet.

A Bites registrou 1 aumento nas buscas no Google Brasil para o Bolsa Família em torno da possibilidade do seu encerramento pelo governo federal.

As perguntas mais frequentes eram: “bolsa família vai acabar”, “o bolsa família vai acabar” e “vai acabar o bolsa família”.

Segundo a Bites, a propagação desse assunto pode ser mais preocupante para o governo porque envolve uma massa expressiva de quase 50 milhões de pessoas.

Na escala medida pela Bites, de 1 a 100 no nível de interesse, o Ceará alcançou a pontuação máxima (100). Em seguida, vieram a Paraíba (99), Pernambuco (91) e Maranhão (68). Na Região Nordeste como 1 todo, a taxa média foi superior a 50.

ORIGEM DO BOATO

O suposto encerramento do Bolsa Família ganhou peso nas discussões on-line após o ministro Paulo Guedes (Economia) explicar no Congresso que caso os congressistas não aprovem o crédito suplementar de R$ 248 bilhões, o governo vai ter dificuldades em fechar a conta de pagamentos do INSS e dos beneficiários do programa.

Lembrando que o Bolsa Família já foi alvo de vários boatos na web. O principal deles foi durante o 2º governo de Dilma Rousseff, em maio de 2013.

Em 2013, surgiu no WhatsApp uma notícia falsa afirmando que no Maranhão o programa seria interrompido. O boato se espalhou rapidamente pelo Nordeste e chegou em algumas horas ao restante do País.

No Twitter, houve poucos posts em torno do assunto porque a atenção do dia ficou com os protestos contra a decisão do MEC em contingenciar os recursos das universidades públicas.

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho