Hoje: 23/05/2019
    Horas: 00:00:00
Logo
×
Deputado do PSL quer proibir “carne de jaca” e “bacon de soja”

Deputado do PSL quer proibir “carne de jaca” e “bacon de soja”

  • 17/05/2019
  • Metrópoles

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados nesta semana quer proibir o uso da palavra carne e de sinônimos se não for em referência ao produto de origem animal. Com isso, “carne de jaca” e “bacon de soja” seriam proibidos nas embalagens. A ideia é evitar que o termo confunda o consumidor.

Na justificativa, o deputado Nelson Barbudo (PSL-MT), autor da proposta, aponta que a “terminologia carne vem sendo utilizada de maneira equivocada pela grande mídia e pela população, de forma geral, em produtos como ‘carne de laboratório’, feita através de células-tronco de músculos de bovinos, ‘picadinho’ e ‘filé’ de soja, originalmente a proteína texturizada do grão, ‘carne de jaca’, feita com a própria polpa da fruta, entre diversos outros exemplos”.

Para apresentar a proposta na última terça-feira (14/05/2019), o parlamentar se baseou em decisão da Assembleia Nacional Francesa, do ano passado, que optou pela proibição de “termos associados a produtos de origem animal para comercializar alimentos contendo uma proporção significativa de materiais à base de plantas”.

De acordo com o político, além de criar uma concorrência, “o consumidor é induzido a crer que, ao adquirir um produto de origem vegetal, está ingerindo alimento similar à carne quando, na verdade, está ingerindo extratos, polpas de frutas etc”, segundo ele sem o mesmo “caráter nutricional”.

 

 

Fonte: Metrópoles

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho