Hoje: 15/06/2019
    Horas: 00:00:00
×
MG:  Prefeitura confirma a 3ª morte por febre maculosa na mesma família

MG: Prefeitura confirma a 3ª morte por febre maculosa na mesma família

  • 07/06/2019
  • R7



Óbito de 4º parente é investigado sob a suspeita da doença; contaminações ocorreram enquanto grupo limpava terreno em Contagem, na Grande BH

A Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, informou nesta quinta-feira (6) que subiu para três o número de mortes confirmadas por febre maculosa na cidade em 2019. Todas as vítimas da doença são da mesma família. Elas teriam se contaminado enquanto limpavam um terreno no bairro Vila Boa Vista e tiveram contato com o carrapato-estrela, transmissor da enfermidade.

De acordo com a Secretaria Municipal do Municipal de Saúde, o quarto óbito de outro parente da família é investigado. Além das mortes suspeitas, as equipes técnicas analisam os exames de outras 28 pessoas que procuraram os postos de saúde com sintomas da doença.

Amigos das vítimas relataram que o lote onde foi feito o mutirão de limpeza estava cheio de carrapatos. No local, também é possível encontrar facilmente cavalos e capivaras, que são hospedeiros para o parasita transmissor da doença. Ao todo, segundo a prefeitura de Contagem, 128 moradores da região ajudaram na capina e pode ter tido contato com o carrapato-estrela.

Após o registro de casos, o Executivo municipal isolou a rua próxima do local de contaminação, aplicou remédios na área e nas casas do entorno. Além disso, cavalos cujos donos não foram localizados foram recolhidos para receber banho de carrapaticida.

A Guarda Civil de Contagem também está ajudando nas ações de controle com um drone para monitorar as capivaras. Segundo a prefeitura, os animais devem ser capturados, vermifugá-los e implantar um chip neles.

Orientação

Segundo orientação das equipes de saúde da Prefeitura de Contagem, quem estiver em áreas onde possa existir carrapato-estrela deve examinar o corpo a cada três horas, usar roupas claras e compridas, colocar as barras da calça para dentro das meias e usar sapatos fechados e de cano alto.

Ao apresentar qualquer um dos sintomas da doença, um médico deve ser procurado. Entre os sinais mais comuns, estão:

    • Febre alta
    • Dor no corpo
    • Dor de cabeça
    • Falta de apetite
    • Desânimo

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho