Hoje: 22/08/2019
    Horas: 00:00:00
×
SP:  Médica cai em golpe no WhatsApp e recebe ‘conselho’ de bandido: ‘Amadureça’

SP: Médica cai em golpe no WhatsApp e recebe ‘conselho’ de bandido: ‘Amadureça’

  • 07/06/2019
  • Catraca Livre

Os golpes pelo WhatsApp estão se tornando frequentes. O mais recente é a clonagem da conta. Os ladrões enviam mensagens aos amigos da vítima pedindo que dinheiro seja depositado em uma determinada conta bancária.

A médica Marcela Voris, 38 anos , de Santos, no litoral de São Paulo, é uma dessas vítimas.

Em entrevista ao G1, ela conta que recebeu uma mensagem que supostamente seria de uma amiga pedindo dinheiro. Marcelo transferiu R$ 1.500 e horas depois descobriu que o WhatsApp da amiga havia sido clonada.

Marcela foi apenas uma entre os mais de 20 contatos que receberam mensagens de alguém que se passava amiga, a também médica Juliana Ribeiro Stivaletti, de 43 anos, na semana passada.

O dinheiro foi transferido para uma agência bancária de Fortaleza, no Ceará.

Marcela conta ainda que o golpista ainda tentou lhe dar uma lição de moral.

“Ele [golpista] disse parabéns, você é uma ótima amiga. Me perdoe, mas você tem que aprender a dizer não. E eu respondi que sim, fica a lição”.

Fique atento

O golpe começa quando o usuário recebe uma solicitação para repassar um código de ativação. Em um primeiro momento, a vítima não desconfia pois a mensagem vem de um contato conhecido, alguma outra pessoa que também tenha caído no golpe.

Com o código em mãos, o golpista assume o controle do perfil e passa a enviar mensagens pedindo depósitos bancários. O crime pode acontecer tanto no aplicativo quanto no Whatsapp Web.


Como não cair no golpe

1-Não clique em nenhum link suspeito.

2-Não repasse nenhum código fornecido por SMS.

3-Configure o PIN para ser digitado regularmente, assim a tendencia de lembrar a senha com mais frequência é maior.

4- Não utilize informações pessoais (como data de aniversário e número de telefone) como senha.

5-Desconfie de mensagens que se passam por empresas de compra e venda.

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho