Hoje: 22/08/2019
    Horas: 00:00:00
×
Médicos realizam retirada de órgãos para transplante em MT após 10 anos

Médicos realizam retirada de órgãos para transplante em MT após 10 anos

  • 10/06/2019
  • G1 MT



Procedimento de retirada de órgãos foi realizado por equipe técnica de Mato Grosso, autorizada pelo Ministério da Saúde.

Com o apoio da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi realizada, nessa sexta-feira (07), a captação de múltiplos órgãos coordenada por uma equipe de Mato Grosso - que passou por 10 anos de interrupção do serviço. Os servidores conduziram o procedimento no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Profissionais da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HPSMC mobilizaram-se desde o início da abertura do Protocolo de Morte Encefálica, o que possibilitou a captação em tempo hábil dos rins, fígado e córneas.

O retorno da captação local contou ainda com o apoio técnico de profissionais do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, que conduziram a retirada de fígado enquanto a equipe do Hospital Santa Rosa realizava a retirada dos rins. As córneas foram extraídas pela equipe do Banco de Olhos de Cuiabá.

O procedimento foi bem-sucedido e os órgãos humanos coletados foram disponibilizados para a Central Nacional de Transplantes. De acordo com Molina, a equipe de transplante do Estado e o hospital credenciado já se encontram aptos para a tão esperada retomada do Transplante Renal em Mato Grosso.

Além do Sistema Estadual de Transplantes, estiveram envolvidos no procedimento o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, o MT Hemocentro, o Laboratório Imunogenética do Hospital Geral e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).



    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho