Hoje: 15/06/2019
    Horas: 00:00:00
×
Brasil tem 123 casos de sarampo. Pará é líder com 53 ocorrências

Brasil tem 123 casos de sarampo. Pará é líder com 53 ocorrências

  • 11/06/2019
  • R7



Não há registro de mortes este ano; a maior parte dos novos casos foram notificados em São Paulo, cuja capital iniciou campanha nesta segunda (10)

O país já registrou 123 casos de sarampo este ano, de acordo com o último informe epidemiológico do Ministério da Saúde, de 5 de junho, divulgado na última sexta-feira (7).

Os casos da doença estão distribuídos em sete Estados, sendo o líder o Pará, com 53 ocorrências. Os outros Estados são São Paulo, com 51, Rio de Janeiro, com 7, Amazonas, com 4, Minas Gerais, com 4, Santa Catarina, com 3, e Roraima, com um. A maioria dos novos casos, em relação ao informe anterior, ocorreu em São Paulo.

A faixa etária mais acometida varia conforme o Estado, sendo 15 a 19 anos no Pará, 20 e 29 anos em São Paulo e menores de 1 ano no Rio de Janeiro.

No Pará, há ainda 11 casos em investigação, 216 em São Paulo, e 14 no Rio de Janeiro. No total, há ainda 348 casos suspeitos no país. 

Nesta segunda-feira, a cidade de São Paulo deu início a uma campanha contra o sarampo. A meta é imunizar 2,9 milhões de pessoas. Segundo a Secretaria Estadual de São Paulo, a medida foi definida entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de São Paulo ao considerar que a capital é "um grande ponto de chegada e saída de viajantes de todo o mundo".

A campanha vai até 12 de julho, sendo o “Dia D” em 29 de junho. O público-alvo são pessoas entre 15 e 29 anos. 

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível durante o ano todo nos postos de saúde.

O sarampo estava erradicado no país desde 2016 e voltou a ser registrado no ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, os surtos da doença no Brasil estão relacionados à importação do vírus da Venezuela, pois o genótipo do vírus (D8) que está circulando por aqui é o mesmo que circula no país vizinho, que enfrenta surto da doença desde o ano passado.

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho