Hoje: 16/11/2019
    Horas: 00:00:00
×
Johnson & Johnson alvo de investigação criminal nos EUA

Johnson & Johnson alvo de investigação criminal nos EUA

  • 15/07/2019
  • Expresso

Muitas denúncias, investigações e processos judiciais depois, um júri de Washington está a analisar uma série de documentos para perceber se a empresa mentiu sobre os riscos para a saúde do seu famoso pó de talco

As autoridades norte-americanas iniciaram uma investigação criminal à Johnson & Johnson para perceber se a empresa especializada em produtos farmacêuticos mentiu sobre eventual presença de elementos cancerígenos no seu conhecido pó de talco, avançou a agência de notícias Bloomberg.

Muitas denúncias, queixas judiciais (mais de 13 mil), e investigações depois, inclusive a realizada pela agência Reuters em 2018 - concluiu que administradores, médicos e advogados da Johnson & Johnson sabiam da existência de vestígios de amianto (substância cancerígena) no pó de talco mas decidiram, ainda assim, não revelar essa informação nem alertar o público - um júri de Washington está a analisar uma série de documentos para perceber a veracidade dessas acusações.

O Departamento de Justiça norte-americano optou por não se pronunciar sobre o assunto quando questionado pela Bloomberg. Já a Johnson & Johnson esclareceu, em comunicado, que “está a cooperar totalmente” com a investigação em curso e que pretende continuar a fazê-lo.

Embora o comunicado saliente que o pó de talco para bebé produzido pela empresa não “contém amianto nem causa cancro”, conforme têm mostrado os “testes de segurança que são feitos há décadas”, foram divulgados memorandos internos, dos anos de 1960 e 1970, em que especialistas da Johnson & Johnson alertam para a presença de amianto no pó de talco, representando “um grave perigo para a saúde”.

 

    Compartilhar:

Patrocínio

Recados


De: Rebotec para Ao Interessados
Recado:Ultimamente tá difícil a vida de pedreiro ou carpinteiro no município... Governo cria o MEI para legalizar a atividade e a administração fere a lei para se beneficiar em recolhimento acima do permitido. Em contrapartida têm em suas obras as ilegalidades trabalhistas onde não se sabe se ganham pela prefeitura ou pela empresa licitatória. Mas em tempo que vereador vai para o ponto P e bate no ponto C, fica difícil de um fiscalizar o outro. Enquanto isso vamos construindo uma cidade melhor, pois pelos órgão públicos o prejuízo é grande.
De: Contribuinte para Para Administração Pública
Recado:Boa tarde! A grande maioria dos pioneiros sabem da história complicada do Bairro Guaranorte. Sou morador do Jardim Vitória e estamos em recuperação de ruas, daquele jeito, mas está saindo. Agora o que me preocupou com tristeza é o descaso com o pessoal daquele bairro, para trafegar precisa tirar par-ou-impar entre os veículos. E aquela ponte de madeira! Alguém sabe se é patrimônio histórico? Até parece território desmembrado do município, lá também existe arrecadação de impostos (água, luz e telefone)... e votos. Seria ótimo serem lembrados... pronto falei.
De: Eterno Opositor para Contribuinte aloprado
Recado:Hein, fala mais com minha mão aqui. bibibi.... acho que você é alopradinho e não percebeu que também tinha testemunhas....mas....vi que é alopradinho, puxou estorinhas do baú, sítio do pica-pau amarelo, etc para querer parecer com a razão. beijinho