Ícone do site Guaranta News

Novo Ensino Médio em MT irá atender 25 escolas e ofertar 33 mil vagas até 2026

Chamado como o novo Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lançou, nessa quinta-feira (2), metodologia que inclui a Educação Profissional e Técnica, apliando a carga horário e formando os jovens para o mercado de trabalho. O evento foi realizado em Cuiabá, no Centro de Eventos do Senai-MT, parceiro do governo de Mato Grosso no oferecimento de 14 cursos técnicos aos estudantes.

Ao todo 25 escolas serão contempladas com esta nova metodologia. A parceria com o Senai vai até 2026 e, durante este período, serão oferecidas 33 mil vagas aos estudantes da Rede Pública do Estado, divididas em 12.500 matrículas no Novo Ensino Médio, 20 mil matrículas nos cursos de Qualificação Profissional e 500 matrículas no curso Técnico Concomitante.

A parceria com o Senai-MT vai proporcionar cursos técnicos e profissionalizantes a estudantes dos municípios de Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.

Com a assinatura dessa parceria, Mato Grosso passa a ser o primeiro estado a ofertar cursos que atendem a um dos pilares do Novo Ensino Médio, denominado ‘Projeto de Vida’. Por meio de Itinerários Formativos, o novo sistema permite a flexibilização e a diversificação dos currículos, disponibilizando ensino técnico aos estudantes do 1° ano.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o desafio agora é engajar os jovens, ensinar e prepará-los para serem protagonistas de suas carreiras profissionais.

“Esta parceria vai levar e oportunizar para nossos estudantes um leque de oportunidades para o mercado de trabalho, para essa renovação tecnológica. O novo ensino médio tem como objetivo abrir esse leque, com 400 horas em cada ano de curso técnico e profissional. Estamos tirando do papel o novo ensino médio para gerar emprego e renda pra quem mais precisa, que são os jovens mato-grossenses”, explicou o secretário.

Dentro desta proposta, os alunos têm aula em um dia da semana no Senai, utilizando seus equipamentos e laboratórios e, em outro, o professor da instituição vai até a unidade escolar da rede estadual.

Os cursos técnicos oferecidos no Senai-MT estão voltados ao atendimento das demandas das regiões onde estão sediados, o que contribui com a formação de profissionais para atender ao mercado de trabalho.

Neste primeiro ano, estão sendo ofertados os cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção e Suporte em Informática, Programação de Jogos Digitais, Design Gráfico, Rede de Computadores, Automação, Mecatrônica, Mineração, Edificações, Mecânica, Eletromecânica, Logística, Eletrônica e Eletrotécnica.

Além destes cursos, ainda serão disponibilizadas matrículas em cursos técnicos concomitantes. São três, realizados em quatro semestres, e podem atender alunos que estejam cursando o 2° ano do Ensino Médio: Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Automação.

Cursos de Qualificação Profissional, de curta duração, também entram na parceria. São ministrados em 40 dias, com carga horária de 160 horas, voltado a estudantes de qualquer ano letivo. Ao todo, são sete cursos das áreas de Gestão, Logística e Tecnologia da Informação (TI). Com isso, outro pilar do novo ensino médio é contemplado: a Valorização da Aprendizagem, com a ampliação da carga horária curricular.

 

 

Por; Leia Agora

Sair da versão mobile