Ícone do site Guaranta News

O que é o tecovirimat, remédio que o Brasil vai comprar para tratar pacientes com varíola do macaco

Pills and capsules in medical vial

Após a primeira morte por varíola do macaco (monekeypox) no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o país vai comprar um medicamento que pode ser usado em pacientes com risco de evoluir para quadros graves.

O princípio ativo tecovirimat (nome comercial Tpoxx), foi aprovado pela FDA (Administração de Medicamentos e Alimentos) dos Estados Unidos em 2018 para tratamento de varíola humana, doença que, embora erradicada em todo o mundo, permanece como ameaça de ser usada como arma biológica.

Trata-se de um antiviral desenvolvido estrategicamente, mas que nunca teve a eficácia testada em humanos, já que o vírus da varíola não circula mais há décadas.

“A eficácia do Tpoxx contra a varíola foi estabelecida por estudos realizados em animais infectados com vírus que estão intimamente relacionados com o vírus que causa a varíola e baseou-se na medição da sobrevivência no final dos estudos. Mais animais tratados com Tpoxx sobreviveram em comparação com os animais tratados com placebo”, diz a FDA em nota.

Os testes que envolveram humanos foram apenas para atestar a segurança. Ao todo, 359 voluntários saudáveis, sem infecção por varíola, participaram do estudo.

“Os efeitos colaterais mais frequentemente relatados foram dor de cabeça, náusea e dor abdominal”, acrescenta a FDA.

Uso para varíola do macaco

 

Os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) ressaltam que, naquele país, o tecovirimat pode ser usado em pacientes infectados por ortopoxvírus (mesma família), mas um “protocolo de Novo Medicamento Investigacional de Acesso Expandido”.

A modalidade permite, em determinados casos, “tratamento empírico primário ou precoce de infecções por ortopoxvírus não varíola, incluindo varíola do macaco, em adultos e crianças de todas as idades”.

Com base nisso, os CDC entendem que os seguintes pacientes infectados pelo vírus monkeypox são elegíveis para o tratamento com tecovirimat.

-Indivíduos com doença grave (por exemplo, doença hemorrágica, lesões confluentes, sepse, encefalite ou outras condições que requerem hospitalização).

-Indivíduos em alto risco de doença grave (transplantados, com doença autoimune ou imunodeficiência).

– Populações pediátricas, particularmente pacientes com menos de oito anos de idade.

– Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

– Pessoas com história ou presença de dermatite atópica, pessoas com outras condições esfoliativas ativas da pele (por exemplo, doença de Darier [ceratose folicular]).

-Pessoas com uma ou mais complicações (por exemplo, infecção bacteriana secundária da pele; gastroenterite com náusea/vômito grave, diarreia ou desidratação; broncopneumonia; doença concomitante ou outras comorbidades).

– Pacientes com infecções aberrantes envolvendo inoculação acidental do vírus nos olhos, boca ou outras áreas anatômicas onde a infecção pelo vírus, monkeypox pode constituir um risco especial (por exemplo, genitais ou ânus).

A agência de saúde estadunidense acrescenta que o uso do tecovirimat pode encurtar a duração da doença e a disseminação viral.

Assim como as vacinas contra o vírus monkeypox, o antiviral será adquirido pelo Brasil por meio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

No entanto, ainda não foi informada a data em que os medicamentos chegarão ao país.

As primeiras vacinas devem estar disponíveis a partir de setembro, mas em quantitativos limitados. O governo não planeja imunização em massa contra a varíola do macaco.

 

 

Por; R7

Sair da versão mobile