Ícone do site Guaranta News

Operação desocupa garimpo de ouro ilegal em terra indígena em MT e bloqueia acessos

A Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança fazem nesta sexta-feira (10) uma operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá.

As equipes estão percorrendo todo o território para cessar a atividade ilegal de extração de ouro. Esta é a quinta operação na região feita este ano.

Até o momento, foram apreendidas 40 escavadeiras hidráulicas e 200 motores usados no garimpo. De acordo com a lei, o material aprendido é doado pra instituições. Quando não é possível retirar do local, é inutilizado pra evitar que seja usado novamente.

A operação também reúne agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os policiais cercaram a Terra Indígena e bloquearam os acessos.

Segundo a Polícia Federal, estão sendo identificados os donos das máquinas e eles vão responder por desmatamento, mineração ilegal, usurpação de bens da união e em alguns casos também por porte ilegal de arma e até organização criminosa.

Para evitar os garimpeiros voltem ao local, desta vez a Força Nacional vai permanecer no local até abril de 2022.

MT é o 3º do país com maior área de garimpos

 

O garimpo já ocupa uma área maior que a mineração industrial e avança sobre terras indígenas e unidades de conservação em estados da Amazônia, incluindo Mato Grosso.

O estado é o terceiro com a maior extensão de área total minerada, com 25.495 hectares. É o que diz a pesquisa feita pelo MapBiomas, que resulta da análise de imagens de satélite com o auxílio de inteligência artificial.

Mato Grosso fica atrás apenas do Pará (110.209 ha) e de Minas Gerais (33.432 ha). A maior parte da área minerada do estado é ocupada pelo garimpo (22.987 ha).

Quando a área industrial e garimpeira são somadas, apenas três estados estão presentes no ranking, e Mato Grosso aparece mais uma vez nele, com Peixoto de Azevedo entre os dez municípios de maior área minerada. O município é o quinto com maior área (5.736 ha).

POR; TV CENTRO AMÉRICA

Sair da versão mobile