Ícone do site Guaranta News

Pacientes com suspeita de gripe lotam UPA e aguardam atendimento no chão

Vídeo amplamente divulgado nas redes sociais desde essa segunda-feira (27) mostra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, em Cuiabá, lotada de pacientes, que se deitaram no chão aguardando atendimento. Não há detalhes sobre quando foi realizada a gravação.

Nas imagens é possível ver adultos, idosos e crianças ocupando toda a recepção, inclusive comendo e dormindo no local. A alta procura teria sido causada pelo aumento dos casos de doenças respiratórias em Cuiabá.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que todas as unidades básicas de saúde da Capital estão atendendo as pessoas que procuram atendimentos por síndrome gripal, sem necessitar agendamento. Ainda assim, de acordo com a nota, “apesar dos esforços a demanda é muito grande”.

“Mesmo com todos os esforços, a quantidade de atendimentos é grande e demanda tempo para que todo o público seja atendido”, diz trecho da nota.

A SMS orienta que, “em casos de sintomas moderados a graves, como dificuldade respiratória, deve-se procurar as UPAs ou Policlínicas”.

Ainda de acordo com a Secretaria, apesar da grande procura e medo da população, apenas 22 casos de síndrome gripal grave foram notificados até agora. A maioria dos atendimentos é concluída como casos leves.

 

Confira a íntegra da nota:

 

“Diante do aumento dos casos de Influenza e atendendo às ações do Plano de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, elaborado a pedido do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, todas as unidades básicas de saúde estão atendendo as pessoas que procuram atendimentos por síndrome gripal, sem necessitar agendamento. O planejamento foi divulgado pelo prefeito no dia 24 de dezembro.

Mesmo com todos os esforços, a quantidade de atendimentos é grande e demanda tempo para que todo o público seja atendido, situação que se verifica em diversas cidades de todo país.

Com o plano de contingência, a quantidade de consultas agendadas diariamente será menor. A orientação é para que, em caso de sintomas leves, a população procure as UBSs, que atendem de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades Centro de Saúde do Tijucal, UBS Parque Ohara, Clínica da Família e UBS Ilza Terezinha Picolli atendem das 7h às 21h. O Centro de Saúde Ana Poupina atende exclusivamente pessoas com síndromes gripais.

Em casos de sintomas moderados a graves, como dificuldade respiratória, deve-se procurar as UPAs ou Policlínicas.

Vale salientar que, apesar do aumento de casos de síndrome gripal, a maioria trata-se de casos leves. Até esta segunda-feira (27), 22 casos foram notificados, ou seja, foram considerados graves.”

 

REPÓRTER MT

Sair da versão mobile