Ícone do site Guaranta News

Parasita presente em carne crua pode ser responsável por aumento de doenças oculares

Pesquisadores da Flinders University, na Austrália, apontam que um parasita presente na carne crua pode ser o responsável pelo crescimento de casos de doenças oculares. Denominado como Toxoplasma gondii, o parasita foi descoberto há mais de 100 anos.

De acordo com o estudo, o aumento de casos dessa doença está relacionado com o consumo de carne crua ou mal cozida do gado infectado. Os cientistas também apontam que o parasita pode estar presente em gatos.

“Estudos em todo o mundo mostram que 30% a 50% da população global está infectada com toxoplasma, mas apesar de sabermos disso, o que não sabíamos era o quão comum era a doença ocular relacionada”, afirmou a autora do estudo, Justine Smith.

“Embora não haja cura ou vacina, os sintomas da toxoplasmose variam dependendo da idade, saúde e genética do indivíduo infectado”, disse ela. Os principais sintomas são dor muscular, febre e dor de cabeça, que podem durar semanas.

A pesquisadora afirma que a retina, parte do olho que gera a visão, pode se apresentar de maneira mais vulnerável para a infecção do parasita. “Muitas pessoas são assintomáticas, mas a doença mais comum que vemos na clínica é a inflamação da retina e cicatrizes conhecidas como toxoplasmose ocular”.

O estudo avaliou as retinas de mais de 5 mil pessoas e descobriu que um a cada 149 australianos é afetado pela doença. “Considerando a população substancial de gatos selvagens da Austrália que são conhecidos por estarem infectados, juntamente com altos níveis de agricultura e dietas ricas em carne, é imperativo que entendamos a prevalência da doença em todo o país”, disse Smith.

“Precisamos que as pessoas estejam cientes de que essa doença existe, para que possam tomar decisões informadas sobre como preparar e comer sua carne”, ressalta o estudo.  “O parasita pode ser morto facilmente cozinhando a carne a uma temperatura interna de 66 graus Celsius ou congelando-a antes de cozinhar.”

 

Por; Olhar Digital

Sair da versão mobile