Ícone do site Guaranta News

Pecuaristas fecham conta por divergência com o Bradesco

A ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) anunciou a retirada de sua movimentação financeira do banco Bradesco, por considerar que a instituição se posiciona de forma contrária ao setor pecuário brasileiro. A associação tinha conta na instituição há mais de 20 anos, e decidiu migrá-la para o Banco do Brasil.

O anúncio foi publicado no perfil da Nelore Brasil no Twitter“Para facilitar a assinatura, a documentação foi enviada da agência de São Paulo para assinatura na agência em Carlos Chagas (MG)”, diz o comunicado da entidade.

A cidade mineira é sede da Fazenda Amin El Aouar, de propriedade do presidente-executivo da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

A decisão veio na sequência de divergências de pecuaristas com o Bradesco. Em 3 de janeiro, grupos do setor organizaram manifestações em frente a agências do banco de pelo menos 5 Estados, com churrascos e distribuição de carne à população. Protestaram contra um vídeo divulgado pelo banco em que 3 influenciadoras sugerem a redução do consumo de carne como forma de diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Elas recomendam a adesão à “Segunda Sem Carne”. “A criação de gado contribui para emissão dos gases do efeito estufa. Então que tal a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?”, diz um trecho da peça.

O Bradesco tirou o material do ar e se retratou com uma Carta Aberta ao Agronegócio Brasileiro. A instituição chamou de “descabida” a posição exposta no vídeo. Leia a íntegrada carta (157 KB). No dia das manifestações, o banco afirmou em nota ao Poder360 que é o maior banco privado do agronegócio, e contribui para a excelência mundial da pecuária brasileira.

Posições

 

Na 2ª feira (10.jan), a ACNB divulgou uma carta aberta ao banco se dizendo “perplexa com a divulgação do famigerado vídeo”. A associação afirmou que o material “fere a imagem de milhões de produtores que trabalham de sol a sol, sete dias por semana, 365 dias por ano, para colocar carne na mesa dos brasileiros e de consumidores de outros 150 países”.

 

A ACNB disse esperar as seguintes explicações do banco:

-“Por que tomou uma medida gratuita, agressiva e equivocada contra o setor produtivo da carne bovina?

-Como autorizou a divulgação de um conteúdo que acusa a pecuária de ser apenas emissora de gás metano, esquecendo a captura de CO2 pela produção vegetal dos pastos, o que muitas vezes gera créditos de carbono?”

A entidade ainda disse que as cartas divulgadas pelo Bradesco e pelo presidente de seu Conselho de Administração, Luiz Carlos Trabuco Cappi, “apenas promovem o banco como financiador do agronegócio”. 

Em 4 de janeiro, Trabuco publicou em jornais um artigo em que destaca o agronegócio como “propulsor fundamental” do crescimento do Brasil na próxima década.

“A propósito da controvérsia sobre o consumo de carne e o Bradesco, sem embargo das preferências gastronômicas e hábitos alimentares de cada um, que são prerrogativas individuais, reafirmamos o compromisso com o fomento da produção pecuária brasileira, cuja qualidade é reconhecida mundialmente”, declarou o executivo, ao final do texto.

 

Poder360 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Bradesco e pediu uma manifestação sobre a decisão da ACNB de encerrar a movimentação financeira, e a afirmação de que o banco tem um posicionamento “contrário ao setor pecuário brasileiro”. Não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestação.

 

 

Por; Poder 360

Sair da versão mobile