Ícone do site Guaranta News

PM usa spray de pimenta para apartar briga em escola do DF

Um adolescente levou spray de pimenta no rosto e acabou algemado depois de policiais militares apartarem uma briga, por volta das 18h da última segunda-feira (30/5), no Centro Educacional 01 da Estrutural (CED 01). As imagens foram divulgadas nas redes sociais.

A unidade de ensino tem gestão compartilhada. Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que recorreu ao spray de pimenta após a ordem verbal para os adolescentes cessarem a briga não ter efeito. De acordo com alunos da unidade, foi a primeira vez que esse tipo de conduta foi utilizada para separar uma briga. Também que alguns estudantes passaram mal por conta do odor do spray de pimenta.

Segundo as imagens, é possível ver um adolescente sem uniforme e outro com mochila partindo para cima do outro. Momentos depois, os militares chegam para apartar a briga e utilizam spray de pimenta para dispersar a multidão e conter os agressores. Em seguida, um dos PMs se ajoelha sobre o aluno e o algema.

Secretaria de Educação do DF informou, em nota, que a intervenção da PMDF foi necessária e que a equipe gestora da unidade entrou em contato com os responsáveis pelos estudantes envolvidos.

Ainda em nota, a PMDF informou que havia pessoas estranhas à escola no local e que alguns estudantes denunciaram o porte de facas dentro do colégio. Além disso, justificou que o spray de pimenta foi utilizado como medida proporcional, moderada e seletiva a fim de cessar as recíprocas agressões.

Após a chegada dos responsáveis pelos alunos envolvidos, todos foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A PMDF destacou que já apreendeu oito facas no CED 01 da Estrutural.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF (CLDF) atuará no caso. “Vamos pedir explicações sobre a violência policial contra estudantes e providências da Secretaria de Educação nessa escola, que acumula casos de racismo, censura e agressão a estudantes”, ressaltou o deputado distrital Fábio Felix (PSol), presidente da comissão.

No Distrito Federal há 12 centros de ensino público com gestão compartilhada.

Casos passados

 

Neste mês, o CED 01 da Estrutural registrou outros casos de violência envolvendo militares. Um PM chegou a ameaçar um aluno durante manifestação organizada pelos alunos da instituição. Nas imagens, o policial é flagrado mandando o garoto colocar as mãos para trás e questiona se o adolescente é corajoso. “Na frente dos outros, você não é machão?”, pergunta o PM.

O diálogo entre os dois continua sob ameaças. Segundo o estudante, o policial o estaria desrespeitando desde o momento em que chegou. Como resposta, o PM grita para o jovem “abaixar a bola”. Na sequência, o aluno indaga se o militar vai bater nele. “Se precisar, você quer ver? Eu te arrebento”, responde o oficial. Ele acabou afastado da unidade.

A escola é palco de confusão desde que a ex-vice-diretora chamou um policial militar de “cagão”. Com a polêmica, a mulher foi exonerada, o que motivou protesto por parte dos alunos.

 

Por; Metrópoles

Sair da versão mobile