Na manhã de sábado, 24 pacientes foram avaliados pelo médico cirurgião que fará as colecistectomia, – remoção da vesícula biliar, no Hospital 13 de Maio.
No domingo, 22 pessoas passaram por cirurgia de catarata no Hospital Nossa Senhora de Fátima.
Todos os procedimentos são custeados por meio da parceria entre Prefeitura e Estado, através do Programa “Fila Zero”, todo o processo é viabilizado pelo Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires.
O secretário de Saúde, Luis Fabio Marchioro, acompanhou os procedimentos e destacou que as ações da Secretaria Municipal de Saúde é uma determinação do prefeito Ari Lafin para que todas as pessoas sejam atendidas. “Hoje estamos zerando fila por cirurgias da vesícula. E mais, zeramos o número de espera por laqueaduras e vasectomias e nessa semana, estamos zerando também as cirurgias ginecológicas, com mais 10 avaliações para histerectomia (retirada do útero). Quando assumimos a gestão, havia fila de espera para cirurgia de catarata de 5 a 7 anos e nós pretendemos zerar até o fim deste mês. Este é um momento ímpar para a Saúde do Município, especialmente para a população, comemora o Gestor.
A orientação do secretário é que se tiver algum paciente em Sorriso que esteja esperando por algum desses procedimentos, basta procurar a Central de Regulação que será encaminhado para avaliação e posterior procedimento cirúrgico. “Vale lembrar que neste ano os investimentos em cirurgias ultrapassam os R$ 7milhões de reais de recursos públicos do Município”, observa.
Luis Fabio reiterou a importância de os pacientes responderem ao chamado para os procedimentos a que foram encaminhados para a Central de Regulação. O paciente faltante já passou por todos os exames pré-cirúrgicos, como exames de sangue, eletrocardiograma, consulta com o cardiologista, exames de imagem, entre outros e o Município já arcou com esses custos. “Quando o paciente não comparece o recurso público foi desperdiçado. Nós estamos ofertando o que há de melhor. Então quero fazer esse apelo, não apenas em casos de cirurgias, mas em qualquer consulta especializadas, exame que as pessoas não faltem. Quando não é possível comparecer a um determinado agendamento é preciso comunicar, assim a Regulação coloca outra pessoa no lugar, sempre tem alguém na lista de espera,” afirma.
Para diminuir o número de faltas, tanto em consultas como exames, a Central de Regulação, da secretaria da Saúde, está usando o número 66 99978-8441, exclusivo para envio de mensagens de WhatsApp, uma ferramenta a mais para chegar a todos que estão na fila. Quem está na fila de espera também pode consultar sua situação, enviando mensagens de texto.
Entre os beneficiados com a cirurgia de cataratas está o Sr. Carlos José Borges, do distrito de Boa Esperança. Ele aguardava pelo procedimento há aproximadamente dois meses. Em seu depoimento, Ele disse que todo o processo desde o PSF até cirurgia foi maravilhoso. “Desde o início até o hospital o atendimento foi ótimo, nota 1000 para a Secretaria da Saúde de Sorriso”, destacou.
Para o Seu Darci Tete Sanchez, a cirurgia que fez no domingo foi de grande importância, pois ele não estava mais enxergando do olho esquerdo. Agora está em recuperação e observação e disse que está bem. Ele aguardava a cirurgia há mais de um ano, pois anteriormente havia marcado, mas devido a uma gripe forte não pode fazer o procedimento. Segundo o Seu Darci, desde que começou o atendimento no PSF até a cirurgia tudo foi bom. “Só tenho a agradecer a iniciativa do Sr. Prefeito a da sua equipe da Saúde, por ter esse espírito humano de ajudar à população.
Isabel Fabricio, aguardava para voltar a enxergar com a nitidez perdida pela catarata. Já fazia 3 anos que ela estava esperando a cirurgia, em Marcelândia. Junto com a mudança para Boa Esperança a espera se reduziu em 4 meses. “Estou muito agradecida a cidade de Sorriso pela cirurgia e pelo excelente atendimento. Obrigada”, pontuou.
