Ícone do site Guaranta News

Remédio “à base” de intestino de porco deve ajudar na prevenção de coágulos sanguíneos, diz pesquisa

Pesquisadores da Michigan Medicine descobriram um método medicinal que utiliza células do intestino do porco para interromper a formação de proteínas que desempenham papel importante na formação de coágulos sanguíneos e de inflamações de várias doenças como a Covid-19, por exemplo.

corpo humano, quando tenta lutar contra uma infecção, faz com que as células imunológicas, conhecidas com neutrófilos, criem armadilhas que dispararam redes de proteínas tóxicas semelhantes a teias de aranha para ajudar a conter os invasores. Caso essas armadilhas dos neutrófilos (ou TNEs) não estejam reguladas adequadamente, elas acabam “se voltando” contra o próprio organismo, ajudando na criação dos coágulos sanguíneos.

Para interromper a formação desses TNEs nocivos, os pesquisadores usaram o defibrotide. Para os leigos, defibrotide é remédio com mistura complexa de pequenos fragmentos de DNA – purificados das células do intestino do porco. Atualmente, ele é usado para tratar bloqueios nos vasos sanguíneos do fígado após transplante de células-tronco.

Os pesquisadores chegaram à conclusão “inspirados” por uma outra doença conhecida como síndrome antifosfolipídica (APS). Nesta doença, os TNEs são os principais contribuintes para as coagulações sanguíneas e há cerca de 20 anos que o defibrotide incomum é especulado como um possível tratamento para ela.

Após a observação da APS, os pesquisadores decidiram analisar como o defibrotide, que utiliza células de intestino dos porcos, iria interagir com as células do sistema imunológico. Utilizando camundongos com APS, o grupo descobriu que o remédio supriu a liberação de TNEs pelos neutrófilos e também reduziu a produção de coagulações sanguíneas.

De acordo com o autor sênior do artigo e professor associado de reumatologia da Michigan Medicina, Jason Knight, o tratamento foi tão eficaz na neutralização de TNEs e trombose que os camundongos com APS passaram a se comportar normalmente, como se nunca tivessem tido a doença. “Isso pode ser significativo para as formas mais graves de APS, os casos que levam as pessoas ao hospital onde precisam de tratamento de emergência”, disse Knight.

Doruk Erkan, co-autor do artigo e reumatologista do Hospital for Special Surgery na cidade de Nova York, foi o primeiro especialista a falar sobre a APS e o defibrotide.

“Este estudo é histórico”, disse Erkan sobre a descoberta dos pesquisadores. “Duas décadas após o único relato de caso de uso de defibrotide em APS catastrófica, agora temos suporte científico sobre como ele pode interferir na trombose associada à APS”, finalizou.

 

POR; OLHAR DIGITAL

 

Sair da versão mobile