Ícone do site Guaranta News

Saúde realiza mais de 2 mil procedimentos de pacientes que aguardavam em fila de espera

Uma boa notícia para a população sinopense. Aproximadamente 2 mil procedimentos foram feitos de janeiro até o momento, por meio do programa Mais MT Cirurgias. A quantidade corresponde a exames (1,8 mil) e cirurgias eletivas diversas (246), para munícipes que aguardavam há algum tempo na fila de espera da Central Municipal de Regulação.  “Nós temos uma fila de espera em Sinop/MT desde o ano de 2017, que nós estamos aproveitando o Mais MT para fazer a busca para que o paciente esteja realizando esses procedimentos”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo. Na relação de procedimentos, ressonâncias, cintilografias, cateterismos, tomografias, vasectomias, entre outros.

A busca pelos pacientes é feita pela equipe da Central Municipal de Regulação, por telefone e, em alguns casos, pelo endereço, para verificar a necessidade do paciente em ainda fazer o procedimento solicitado. A partir da confirmação, o procedimento é organizado e agendado. Daniela destaca que é importante que o munícipe mantenha as informações do cartão SUS atualizadas, pois é com esses dados que a central mantém contato com a população. A atualização pode ser feita na Unidade Básica de Saúde de referência do bairro em que o morador reside.

A realização de exames e cirurgias eletivas dá um fôlego na fila de espera do sistema de regulação, considerando que muitos procedimentos ficaram parados no período de enfrentamento à pandemia da Covid-19. “O ano de 2020 foi a nível nacional devido a pandemia, todos os procedimentos eletivos, tanto do Estado quanto do município, ficaram estagnados e agora, desde o ano passado, estamos conseguimos fazer essa retomada”, pontuou.

O Programa Mais MT Cirurgias foi lançado pelo Governo Estadual em meados de 2021 com o objetivo reduzir a fila por procedimentos eletivos em todo o Estado.  Paralelo ao programa, a secretária lembra que o município vem atuando também em outras frentes para acelerar atendimentos e procedimentos. Exemplo disto foi a recente campanha de prevenção ao câncer (promovido em parceria com o Hospital de Câncer de Mato Grosso) e as ofertas mensais de mamografia e coleta de preventivo com a Carreta do Amor.

 

 

por; Nortão Notícias

Sair da versão mobile