Ícone do site Guaranta News

Secretaria de Saúde confirma casos de dupla infecção por Covid e gripe em Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá/MT  confirmou, nesta terça-feira (4), casos de pacientes com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo. O município ainda não divulgou a quantidade de casos confirmados e perfil dos pacientes.

A Vigilância Epidemiológica informou que divulgará mais detalhes ao final da tarde, conforme a rotina.

dupla infecção é conhecida como “flurona”, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.

Com a confirmação da secretaria, Mato Grosso se tornou o quinto estado no país a ter registro de casos de ‘flurona’. Há pacientes com o mesmo quadro clínico no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Minas Gerais.

A confirmação desses casos ocorre no momento em que Cuiabá registrou um aumento de 60% nos atendimentos de pessoas com sintomas gripais, com 2.458 atendimentos nas unidades de saúde.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, Hamilton Domingos Teixeira, os remédios para gripe já começaram a faltar nas farmácias da capital.

Segundo ele, as pessoas devem procurar ajuda o quanto antes e saber qual é a gravidade do seu quadro de saúde. Ele também ressaltou que deve ser evitado o uso excessivo de medicamentos.

Para se prevenir das duas doenças, os cuidados continuam os mesmos: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos e vacina no braço.

 Por; G1 MT

Sair da versão mobile