Ícone do site Guaranta News

Seduc apresenta a Tocantins projetos e ações adotados na educação pública de MT

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) recebeu, nesta terça-feira (14.06), equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação de Tocantins (Seduc-TO) para apresentar as ações e programas que estão sendo aplicados para melhorar os índices educacionais no Estado.

Os secretários de Educação, Alan Porto (MT) e Fábio Pereira Vaz (TO), abriram a reunião em torno de uma agenda voltada à troca de experiências entre as duas pastas. O encontro, que ocorreru na sede da Administração Central, em Cuiabá, contou com a participação de coordenadores nas áreas pedagógica, administrativa e tecnológica de ambas as secretarias.

Alan Porto destacou que, na atual gestão, Mato Grosso também foi a outros Estados conhecer programas e ações que estavam dando certo. Ele citou o exemplo do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), do Ceará, que inspirou Mato Grosso a criar o Alfabetiza MT e, dentro do programa, o MT Muxirum. “Fico feliz por hoje sermos o exemplo. É a comprovação de que estamos no caminho certo”, disse.

O secretário destacou os recursos destinados ao setor em Mato Grosso. “Aqui, o Governo resolve os gargalos da Educação com investimentos. Vamos fechar 2022 com investimentos de aproximadamente 700 milhões de reais. Agora temos escolas mais modernas, com melhores condições para o aprendizado do aluno e um ambiente mais apropriado para os profissionais da educação que ali trabalham”, disse.

O projeto EducAÇÃO 10 Anos foi um dos destaques citados como case de sucesso. O objetivo é melhorar os índices educacionais de Mato Grosso até 2032. O projeto vai alinhar questões estratégicas, com ações e projetos desenvolvidos pela Seduc-MT. Sua missão é garantir o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes, com equidade, visando ser referência entre as cinco melhores redes de ensino público do país.

Mesmo com dois anos de pandemia da Covid-19, Mato Grosso avançou em Educação com 30 propostas que abrangem todos os setores, do pedagógico à infraestrutura. Implantou o Sistema Estruturado de Ensino, Plataforma Digital e conectividade nas escolas. Junto, vieram novidades como o Google for Education e os conteúdos relativos ao Socioemocional, Mais Inglês e Educação Financeira, por exemplo.

“Investimos em notebooks para professores e coordenadores pedagógicos, Chromebooks para a comunidade escolar, iniciamos a entrega de televisores Smats de 65 polegadas para as salas de aula, doamos o dispositivo Orcam My Eye para alunos e professores cegos, além de fazermos a avaliação diagnóstica e somativa para contribuir com as ações da recuperação da aprendizagem”, completou Alan.

Fábio Pereira Vaz se impressionou com os números da estrutura, que também são gigantes. A Rede Estadual de Ensino em Mato Grosso conta com 700 unidades escolares e aproximadamente 370 mil estudantes. “Temos em Tocantins quase quinhentas unidades escolares e cerca de 160 mil alunos matriculados. Uma estrutura menor, no entanto, tão desafiadora quanto a rede de Mato Grosso”, analisou Vaz.

Segundo ele, o interesse pela experiência educacional de Mato Grosso começou após uma visita ao Ministério da Educação, em Brasília, e à sede do Google, em São Paulo. “Em ambas as instituições fomos recomendados a visitar a Secretaria de Educação de Mato Grosso e a conhecer os seus programas e ações. Hoje estamos aqui para verificar in loco e vamos aplicar em Tocantins tudo o que está dando certo aqui”, finalizou Fábio Vaz.

Fonte: GOV MT
Sair da versão mobile