Ícone do site Guaranta News

Seguranças agridem moradores de rua em Belém

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar dois casos de agressão cometidos por agentes de segurança contra pessoas em situação de rua em Belém, no Pará. As ações teriam sido executadas por agentes de segurança privada no bairro de São Brás no dia 17 de dezembro.

Em um dos dois vídeos que circulam pela internet, agentes uniformizados agridem uma pessoa em situação de rua, na Feira da 25, na capital paraense. No segundo vídeo, agentes também uniformizados agridem com pontapés e choques outra pessoa na porta de um estabelecimento.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado para apurar o caso. “Uma das vítimas já foi ouvida e encaminhada para a perícia. A Polícia Civil esclarece ainda que todas as medidas cabíveis estão sendo realizadas para identificar os autores do fato”, declarou.

No primeiro vídeo, duas pessoas em situação de rua aparecem dormindo na Feira da 25 quando dois agentes tentam acordá-las com golpes de cacetete. Depois, para retirarem as pessoas do local, os homens dão mais golpes com o cacetete e puxam um tecido que a pessoa utilizava para se cobrir. O homem discute com os agentes e é arrancado do lugar e derrubado no chão.

Nesse momento, é possível ver o homem caído no chão e cercado por ao menos seis agentes, que o agridem com mais golpes por todo o corpo. “Por favor, cara, você está me espancado. Eu não sou marginal”, diz o homem no chão.

No segundo vídeo, um homem sentado na porta de um estabelecimento com uma das mãos na cabeça também é agredido e derrubado por um agente uniformizado. “Bora, zarpa daqui, cara”, diz o agente, desferindo chutes.

A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Belém informou, também por meio de nota, que, diante das agressões sofridas por pessoas em situação de rua na Feira da 25, encaminhou as imagens para a Delegacia Geral de Polícia Civil e Secretaria de Estado de Segurança Pública, pedindo a identificação e responsabilização dos autores da violência.

Segundo a pasta, o caso foi encaminhado ao Ministério Público do Estado, para que instaure procedimento para apurar a atuação de redes de segurança privada em São Brás e demais bairros da capital.

A secretaria destaca que os autores das agressões não prestam serviços e não possuem nenhuma ligação com a Feira da 25. A pasta disse ainda que esteve na Feira da 25 com a Secretaria Municipal de Economia e a equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, para conversar com feirantes e prestar atendimento psicossocial aos possíveis agredidos que estejam no local.

A Guarda Municipal de Belém informou que não recebeu informações sobre o caso. “A GMB realiza rondas 24 horas pela área e repudia esse tipo de conduta”, declarou a prefeitura por meio de nota. A Polícia Militar também afirmou por meio de nota que “não reconhece a participação de nenhum agente da corporação no trecho do vídeo”.

 

R7

Sair da versão mobile