Ícone do site Guaranta News

TSE lança novo modelo de urnas eletrônicas para eleições de 2022

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou, nesta segunda-feira (13), o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. Ao todo serão 225 mil novos equipamentos entregues até julho do ano que vem. O anúncio foi feito pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, durante coletiva, após visitar a fabricação de urnas em Manaus (AM).

De acordo com o Tribunal, as novas urnas são menores, mais seguras e contam com mais recursos de acessibilidade.  Enquanto as máquinas antigas continham cartão de memória, as novas terão entradas do tipo USB, o que permite inserção de pen drive e maior flexibilidade à Justiça Eleitoral.

Para dar mais agilidade ao processo de votação, os novos equipamentos vão permitir ainda que os mesários identifiquem o próximo eleitor da fila enquanto o outro ainda estiver votando. Isso poderá aumentar o número de eleitores por seção e até diminuir as filas. Nos modelos antigos era preciso concluir todo o processo de votação para chamar o próximo eleitor.

Ao todo, serão 577.125 urnas à disposição. As mais antigas receberam um hardware de segurança, tornando-as mais seguras ao garantir que executem apenas programas desenvolvidos pela equipe do tribunal.

Inovações

 

As urnas eletrônicas começaram a ser usadas no Brasil em 1996, nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Em 2000, todo o país passou a votar pelo sistema eletrônico.

Em 2008, foi iniciado o cadastro biométrico. Desde então, as máquinas passaram por várias inovações e testes públicos de segurança com especialistas em tecnologia da informação. Os partidos também começaram a participar dessas inspecções.

 

POR; TSE

Sair da versão mobile