Ícone do site Guaranta News

UPAs estão superlotadas por casos de gripe em MT

Um dia após o Natal, é registrada superlotação em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Pelo menos três unidades de saúde com reclamações de problemas de atendimento. Em Cuiabá, as UPAs dos bairros Morada do Ouro e do Planalto estão com atendimentos prejudicados e, em Sorriso, na região norte doo estado, a fila de espera está enorme.

A UPA de Sorriso ficou congestionada de pacientes nesse sábado (25) e domingo (26). E, em Cuiabá, a Secretaria de Saúde do município informou que na Policlínica do Planalto a demanda está muito alta por causa de um surto de gripe.

Já na UPA Morada do Ouro, pacientes registraram imagens de um paciente deitado no chão da unidade à espera de atendimento.

Às 11h30, a UPA de Sorriso já tinha atendido 245 pacientes praticamente com os mesmos sintomas, mas o número aumentou consideravelmente à tarde, chegando a dobrar.

Os sintomas da maioria dos pacientes são praticamente os mesmos, dores no corpo, febre, dores de cabeça, fraqueza, e espirros constantes, que seriam uma virose que tem acometido muitos pacientes.

 

Demora no atendimento

 

A procura na UPA de Sorriso dobrou e muitos pacientes estão tendo que aguardar até 2 horas para serem atendidos.

Segundo os pacientes, fala-se em virose, mas não é possível afirmar se é apenas uma gripe normal H1N1 ou se é a cepa da influenza a chamada H3N2, ou se é também Covid ou dengue.

O paciente chega passa pela triagem para identificar o que está sentindo e algumas horas é chamado e atendido pelo médico, que pode receitar os remédios.

E, seguida, o paciente vai para casa e se não melhorar tem que voltar na UPA novamente para fazer exames específicos e então ter um diagnóstico mais completo.

A assessoria de imprensa da prefeitura emitiu uma nota sobre esse alto número de pacientes na UPA informando que a média é de 300 atendimentos diários ao longo do ano, mas que desde o dia 20, estão sendo registrados cerca de 500 atendimentos diários na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava. Na sexta-feira (24), o número chegou a 543.

“Mesmo com o aumento da demanda, a UPA está atendendo todos os pacientes dentro do protocolo, sempre com o foco em garantir atendimento de qualidade e promover o bem-estar de todo.(…) A Prefeitura lamenta que, por conta do aumento da demanda, algumas pessoas estejam aguardando um tempo maior que o usual na fila, e reforça que a equipe da Secretaria de Saúde está a postos para garantir o atendimento de todos os cidadãos, aproveitando para reforçar que o uso de máscara e a manutenção do distanciamento são medidas úteis e necessárias para evitar, tanto a Covid-19 quanto a gripe, assim como outras doenças do sistema respiratório”, diz trecho da nota.

Pacientes de outros municípios reclamam que a Farmácia popular não atende quem não é morador de Sorriso, ou seja, para pegar os remédios de graça o cidadão tem que ser de morador de Sorriso, e ter o número do SUS atualizado, ao contrário volta para casa sem o remédio.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) emitiu neste domingo (26) um alerta para o aumento dos casos de Influenza e busca dos serviços de saúde em Cuiabá no mês de dezembro.

 

ALERTA

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) emitiu neste domingo (26) um alerta para o aumento dos casos de Influenza e busca dos serviços de saúde em Cuiabá no mês de dezembro.

Dados do sistema E-sus Municipal apontam um aumento de 24,98% no atendimento de doenças relacionadas ao aparelho respiratório nas unidades de Atenção Básica em dezembro, quando comparado aos atendimentos de novembro, na capital.

A gripe, ou influenza sazonal, é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D.

O vírus A está associado a epidemias, tem comportamento sazonal, cujo aumento de casos ocorre nas estações mais frias.

Apresenta febre, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, falta de ar, dor na garganta, dor nas juntas, fraqueza, secreção nasal excessiva e tosse seca, podendo ter ainda diarréia, vômitos, fadiga, rouquidão, olhos vermelhos e lacrimejantes.

A febre (temperatura igual ou superior a 37,8°C) é o sintoma mais importante e tem duração em torno de 2 ou 3 dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução.

 

G1 MT

Sair da versão mobile