Ícone do site Guaranta News

Varíola dos macacos: Ministério da Saúde está negociando compra de vacinas

syringe sucks the vaccine from a bottle

Ministério da Saúde já está negociando a compra de vacinas contra a varíola dos macacos, afirmou o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, em entrevista ao Metrópoles. De acordo com o gestor, uma reunião com o fabricante já aconteceu e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) irá intermediar a aquisição.

“A expectativa é que as doses cheguem entre o terceiro e o quarto trimestre deste ano, provavelmente a partir de agosto”, detalhou Medeiros ao portal.

O secretário também adiantou que o governo pretende imunizar apenas profissionais de saúde (dando preferência aos da área de diagnóstico) e pessoas que tiveram contato próximo com paciente infectado. Ele ainda ressaltou que a doença costuma se resolver sozinha, mas, em caso de suspeita, o paciente deve procurar uma unidade médica e fazer um exame RT-PCR.

“Os laboratórios de referência já foram treinados, e inclusive convidamos sete outros países da América Latina para fazer parte deste treinamento”, destacou.

Vale lembrar que, atualmente, não existem tratamentos ou vacinas específicas para a varíola dos macacos, mas os surtos serão controlados com a vacinação contra a varíola comum, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo informações da CNN, a União Europeia, por exemplo, assinou nesta terça-feira (14) um acordo com a Bavarian Nordic para o fornecimento de cerca de 110 mil doses de vacinas contra a varíola. O imunizante, conhecido como Imvanex na Europa e Jynneos nos Estados Unidos, já é aprovado contra a doença.

 

Por; Olhar Digital

Sair da versão mobile