Aeroporto de Matupá é modernizado com R$ 7 milhões de investimentos; projeção é ter 145 mil passageiros

As obras de modernização do aeroporto regional Orlando Villas Boas, em Matupá (200 km de Sinop), entram na reta final com a revitalização das pistas de pouso e decolagem (que tem 1,4 mil metros e 18 de largura), do pátio de manobras, adequação da cerca e sinalização horizontal fortalecendo a segurança nos pousos e decolagens. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 7 milhões. O aeroporto é classificado na categoria 1 na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e com “taxa de crescimento positiva para a movimentação de aeronaves” domésticas.

Mena apresentou, ao governador Mauro Mendes e ao vice, Otaviano Pivetta, recentemente, relatório técnico e audiovisual do andamento das obras e reforçou a importância do apoio do Estado para o aeroporto ser reestruturado no prazo preconizado de cinco meses, fortalecendo o desenvolvimento da aviação regional e atrairá novas empresas aéreas. “Somos destaques na mineração, no agronegócio, na base florestal, no turismo, no comércio e indústria, na agricultura familiar, caminhamos para sermos polo da formação técnica profissional e superior, polo regional de desenvolvimento constante e de grandes oportunidades. A revitalização do aeroporto é uma questão estratégica para a logística de transporte de pessoas, mas também imprescindível para as urgências de saúde e precisão de UTIs aéreas, sem falar no desenvolvimento do turismo através dos futuros voos comerciais que já estão em fase de discussão”, analisou.

O município ainda não tem voo comercial diário mas opera com número considerável de voos particulares. Só Notícias teve acesso a um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina para o governo federal, mencionando que “dados disponibilizados pela SAC/PR (secretaria de Aviação Civil), atual SAC/MTPA, é estimada uma demanda de, aproximadamente” 145 mil passageiros ano que vem (2025) e chegar a “282,3 mil passageiros no aeroporto para o ano de 2035”.

Só Notícias (infográfico: assessoria)