Auditorias do DenaSUS impulsionam melhorias nos serviços do SAMU 192

OServiço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) recebeu um impulso para o seu aprimoramento, graças às auditorias realizadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS) ao longo de 2023, culminando em 26 auditorias encerradas no início de 2024. O objetivo principal do trabalho foi verificar a gestão e o funcionamento do SAMU em municípios e estados brasileiros, com foco na melhoria contínua dos serviços prestados à população.

As análises revelaram pontos que requerem melhorias no serviço de urgência em todo o país. “Estamos comprometidos em garantir a eficácia dos serviços de saúde e esses resultados orientarão na implementação de ajustes para garantir um atendimento de urgência e emergência de qualidade para todos os brasileiros. Juntos, o DenaSUS e a área técnica do programa, podemos fortalecer ainda mais o SAMU e promover o bem-estar da população”, disse o coordenador-geral de Auditoria do DenaSUS, Jomilton Costa.

Conforme delineado no Plano Anual de Atividades (PAA-2023) do departamento, o SAMU desempenha um papel fundamental no atendimento precoce às vítimas de agravos em todo o país. Reconhecido como um programa essencial no contexto do SUS, suas atribuições são fundamentais para garantir o acesso universal aos cuidados de saúde.

As auditorias abordaram diversos aspectos desde a gestão patrimonial e financeira até a adequação dos recursos humanos e a eficácia das operações móveis. Com base nas análises, foram identificados tanto pontos fortes quanto áreas que requerem melhorias, destacando a importância de uma gestão eficiente e transparente para o sucesso do SAMU.

Entre os resultados, destacou-se a necessidade de fortalecer a Central de Regulação e as bases descentralizadas do SAMU, com uma média de não conformidade de aproximadamente 67%. Também foram identificadas boas práticas e altos índices de conformidade em áreas como o padrão operacional do serviço de urgência, com uma média de 70%. O termo “não conformidade” em auditoria refere-se a uma situação em que um processo, procedimento ou prática não está em conformidade com os padrões, regulamentos ou requisitos estabelecidos. Em outras palavras, é quando algo não está de acordo com as normas ou expectativas estabelecidas para aquele contexto específico.

Embora os resultados das auditorias apontem desafios a serem superados, eles representam uma oportunidade para o aprimoramento contínuo do SAMU 192. “O DenaSUS, como ferramenta de gestão, contribui para a melhoria contínua dos serviços de saúde, identificando pontos fortes e desfavoráveis, que vão apoiar as áreas técnicas [tripartite] de oportunidades para aprimoramentos. A sua atuação é fundamental para assegurar que o SUS cumpra sua missão de oferecer acesso equânime, universal e integral aos serviços de saúde, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida de toda a população brasileira”, lembrou Jomilton.

 “Ao lidar com esses desafios de forma colaborativa e dedicada, busca-se assegurar que o SAMU mantenha sua importância na prestação de cuidados de saúde de emergência em todo o território nacional, visando promover a saúde e o bem-estar da população brasileira”, concluiu o coordenador.

Tania Mello
Ministério da Saúde

Saúde e Vigilância Sanitária