Brasil anuncia doação de 500 mil vacinas Covid-19 para o Paraguai

Quinhentas mil doses de vacinas Covid-19 chegarão aos braços de paraguaios com uma doação realizada pelo governo brasileiro. O envio dos imunizantes foi anunciado pelo ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, e pelo ministro da Saúde do Paraguai, Julio Borba, durante encontro em Buenos Aires, na Argentina, nesta quarta-feira (22).

Para Queiroga, a doação mostra o compromisso do Brasil com a ampliação do acesso a vacinas, tanto na América do Sul, como no mundo inteiro. “Recebam esse gesto do Brasil como uma prova da amizade, da solidariedade e da cooperação que existe entre os nossos países e o compromisso firme de melhorar a condição sanitária da nossa população”, afirmou o ministro brasileiro ao se dirigir ao ministro paraguaio.

Borba, por sua vez, agradeceu o governo brasileiro pelos imunizantes. “Essa importante doação vai nos ajudar a seguir com o todo o processo [de vacinação] no nosso plano nacional de imunização e seguir imunizando muitas pessoas que ainda nos falta imunizar. Vamos sair desta pandemia juntos, em bloco, e mostrar mais uma vez a irmandade entre os nossos países”, ressaltou o ministro da Saúde do Paraguai.

 

Medida do Governo Federal

 

A doação de imunizantes para auxiliar a cobertura global de vacinação contra a Covid-19 para outros países foi autorizada por meio de Medida Provisória editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última segunda (20).

O envio de imunizantes para outros países não trará prejuízo à vacinação da população brasileira e não impactará o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Saúde será responsável por definir os quantitativos e os países a serem beneficiados pelos imunizantes. As doações serão realizadas em caráter de cooperação humanitária internacional para países afetados pela pandemia da Covid-19.

Leia mais.

 

Ministério da Saúde