Cartão de CPF em atendimento virtual: Saiba como emitir
Cartão de CPF em atendimento virtual: Saiba como emitir O APP CPF Digital também traz um atendimento virtual interativo (ChatBot) para auxiliar no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (DIRPF).
O aplicativo esclarece dúvidas sobre como preencher a declaração, como consultar a restituição, prazo para apresentação, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.
O cartão físico do CPF, em formato plástico, não é mais emitido. Os comprovantes de inscrição impressos e o CPF Digital têm o mesmo valor jurídico.
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadão brasileiro; e
Cidadão estrangeiro, residente no país ou em trânsito.
A pessoa precisa estar inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Etapas para a realização deste serviço
Obter o cartão de CPF
Acesse o sistema e informe seus dados pessoais quando for solicitado.Se você está inscrito no CPF, mas não sabe o seu número, entre em contato com a Receita Federal através de uma de nossas
Documentação em comum para todos os casos
Documento de Identificação oficial com foto do cidadão e do seu representante legal, se for o caso;
Documentos que comprovem a representação, como procuração, tutela, termo de curatela, termo de compromisso de inventariante, etc., caso o pedido seja apresentado por terceiros;
Para CPF de pessoas falecidas
Certidão de óbito
Observações
Os documentos apresentados em papel nas unidades de atendimento devem ser vias originais ou cópias autenticadas.
CANAIS DE PRESTAÇÃO Aplicativo móvel : CPF Digital (Apple Store) Aplicativo móvel : CPF Digital (Google Play)
Web : Comprovante de Inscrição no CPF (Portal e-CAC)
Se você não apresentou Declaração de Imposto de Renda nos últimos dois anos
Web : Impressão do Comprovante de Inscrição
E-mail : Atendimento de CPF por e-mail.
Quanto tempo leva?
Atendimento imediato.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Como solicitar serviços de CPF por e-mail
Orientações sobre Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Legislação
Instrução Normativa RFB nº 1.548/2015
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
Urbanidade;
Respeito;
Acessibilidade;
Cortesia;
Presunção da boa-fé do usuário;
Igualdade;
Eficiência;
Segurança; e
Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Por; MIX VALE