CGE realiza capacitação sobre pesquisa de preços nas compras públicas

Luciana Silva | CGE

Foto por: Divulgação | CGE-MT

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) realizou uma capacitação pelo programa “CGE Orienta”, nesta terça-feira (26.03), para os servidores da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT). O tema abordado foi pesquisa de preços nas compras públicas.

A qualificação teve objetivo de explicar de forma clara e simplificada a pesquisa de preço como um procedimento prévio compatível com o mercado e a existência de recursos suficientes para cobrir a despesa referente ao objeto a ser adquirido.

O público-alvo foram servidores orçamentistas para pesquisa de preço e os que estão lotados no gerenciamento de contratos. 

O curso, que teve a participação de 45 servidores no total, foi ministrado pelos auditores Orlando Estevens Cames e Eldemir Pereira de Oliveira.

Orlando destacou a importância do planejamento de aquisição de bens ou serviços. “Através do planejamento, a administração pública consegue um melhor preço. Por ser tratar da secretaria de Saúde, nosso foco foi específico para as aquisições de medicamentos, insumos hospitalares, entre outros produtos”.

Para a assessora especial do gabinete adjunto de Aquisições e Contrato da SES, Janice Nagel Rodrigues, o curso foi excelente, pois tratou um assunto complexo de forma simples.

A maneira como o tema foi abordado foi bem didática e prática, falando exatamente os principais pontos e as principais dificuldades enfrentadas nessa etapa de formulação da base de preços. Além disso, o curso foi enfático ao trazer alternativas para minimizar as dificuldades encontradas”, elogiou a assessora.

Formação Continuada

Este foi o primeiro de um total de cinco encontros que ocorrerão até o final do ano com os servidores da SES. Os treinamentos fazem para do programa “CGE Orienta” que tem o objetivo de promover a integridade, o aperfeiçoamento da gestão pública, a ampliação da transparência e o apoio ao controle social.

Por isso, faz orientações direcionadas a servidores públicos, gestores e com empresas com interesses em estabelecer negócios com o Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.