Cirurgias de catarata do programa Fila Zero beneficiam dezenas de pacientes

A Secretaria de Saúde de Sinop, por meio da Central de Regulação, realizou um mutirão de cirurgias de catarata, onde foram realizados 50 procedimentos. A ação aconteceu na última semana em Lucas do Rio Verde, no Centro de oftalmologia, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sinop, o Programa Mais MT Cirurgias, do Governo de Mato Grosso, e o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

Nos próximos meses serão realizados outros mutirões com a finalidade de zerar a fila de espera do município. O programa visa diminuir a fila de pessoas que aguardam por uma cirurgia ou exames médicos no município. Além das cirurgias oftalmológicas, estão incluídos procedimentos nas áreas de urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral. Além de exames de imagem como ressonância magnética e tomografia.

A Central de Regulação entrará em contato com os pacientes que aguardam na fila para informar o dia, local e horário das cirurgias, por isso é importante que os pacientes mantenham o cadastro único atualizado e fiquem atentos à convocação, para que seja possível zerar a fila.

De acordo com a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, o objetivo é ofertar o maior número de procedimentos. “A catarata é uma condição ocular que afeta milhões de pessoas, levando à perda da visão se não for tratada. O Programa Fila Zero vem para reduzir o tempo de espera para cirurgias oftalmológicas críticas. Essas cirurgias restauraram a visão dos pacientes que aguardavam por oportunidade de melhorar a qualidade de vida”, enfatizou.

Autor: Daiane Stela / Assessoria