Clínica investe em tecnologia para diminuir desconforto de pacientes
Fazer um exame de sangue ou receber medicação pela veia pode causar receio para muita gente, em especial as imunodeprimidas, que precisam se submeter a esses procedimentos com câncer.
Cor da pele e até mesmo iluminação local podem dificultar a hora do profissional de saúde encontrar a veia e causar dor, provocando traumas difíceis de serem lidados.
Para tentar melhorar a experiência dessas pessoas, a clínica Oncolog utiliza em seus pacientes um novo equipamento tecnológico, o Veinviewer.
Criado por uma empresa norte-americana, a máquina utiliza um mecanismo para detectar veias, facilitando assim, a inserção da agulha. Dessa forma, exames passam a ser mais eficientes e ágeis, trazendo um benefício duplo ao paciente.
Funciona assim: o aparelho emite luz infravermelha que é absorvida pelo sangue e refletida pelo tecido a sua volta. Essa informação é processada pelo software da máquina, que mostra exatamente onde estão os vasos sanguíneos em tempo real sob a pele do paciente.
“Isso evita a ocorrência da necessidade de múltiplas punções e traz mais conforto”, explica André Crepaldi, diretor da Oncolog.
Na prática, o Veinviewer melhorou em 80% o sucesso na primeira tentativa de punção.
“Nós lidamos com pacientes que requerem uma avaliação rigorosa, pois são pessoas imunodeprimidas, que precisam fazer esses procedimentos com frequência. O acesso venoso acaba ficando sensível, então, ter à mão a oportunidade de usar essa máquina que melhora esse cenário, é gratificante”, pondera André Crepaldi.
Em Mato Grosso, apenas a Oncolog possui a máquina para utilização em pacientes que estão em tratamento do câncer. A ala pediátrica do Hospital do Câncer possui o equipamento, mas para público específico.
“Parece algo corriqueiro, mas para quem precisa se submeter a agulhas com frequência, é um diferencial ter um pouco de acalento e menos dor”, reforça a enfermeira Elizangela Vasconcelos.
Oncolog
A OncoLog é uma clínica moderna e completa para prevenção e tratamento de câncer, priorizando um atendimento humanizado.
É uma unidade de saúde referência com alta tecnologia para cuidar bem das pessoas.
Conta com um Centro de Pesquisa Clínica reconhecido mundialmente. Certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), conta com profissionais qualificados para oferecer o melhor tratamento aos pacientes.
Em Cuiabá, os pacientes podem encontrar atendimento na OncoLog e nos hospitais Santa Rita, Femina e Hospital de Câncer, na capital, além da Vida Diagnóstico e Saúde, em Várzea Grande/MT. No interior, está presente no Hospital das Clínicas Primavera do Leste/MT e no São Matheus em Cáceres/MT.
Por; Mídia News