Com falta de energia, mais de 5 mil frangos morrem de calor em granja de MS

Produtores de frango de Dourados e Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul, amargam prejuízos nos aviários. Com uma queda de energia, mais de 5 mil frangos morreram de calor em duas propriedades rurais nos municípios da região sul do estado.
Após uma pane no sistema de abastecimento de energia na zona rural de Dourados e Fátima do Sul, o avicultor Jaime Pierretti ainda contabiliza os prejuízos, que podem passar dos R$ 80 mil.
A falta de energia elétrica, nesse domingo (23), comprometeu os sistemas de ventilação e resfriamento dos aviários. Segundo Jaime, a cooperativa que leva energia até a propriedade rural agiu de forma eficaz.
Os aviários não possuem seguro. O produtor rural achou estranho a queda de energia, já que não “houve nenhuma mudança no tempo, como tempestade e raios”.
Por telefone, a gerência da cooperativa disse que a equipe de campo identificou o problema em uma saída do ponto de entrega de energia, comunicou imediatamente a Energisa, mas que houve uma lentidão por parte da concessionária.
Já a concessionária de energia, Energisa, disse em nota não é a empresa de “distribuição de energia elétrica da região que atende os avicultores, sendo estes atendidos pela Cooperativa que é a responsável pelo fornecimento de energia aos clientes rurais subsidiados no local”.
Por; G1